Realização em Audiovisual – Vila das Artes

O Curso de Realização em Audiovisual foi criado a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.

O intuito do projeto é criar cursos de formação na área do Cinema e do Audiovisual, que potencializem processos de criação e abram espaço para o debate e para o pensamento com os diversos circuitos da cidade. Com duração de dois anos, o curso é estruturado a partir de uma conexão íntima entre a reflexão crítica e a prática audiovisual, através de ateliês de realização, ministrados em módulos semanais, que permitem a participação de professores e profissionais do cinema e do audiovisual de excelência do país. Passaram pelo curso instrutores como João Luiz Vieira, André Parente, Philippe Dubois, Karim Aïnouz, Cao Guimarães, entre outros.

Em seus quatro anos de existência, a Vila das Artes já formou duas turmas e tem uma série de trabalhos premiados em grandes festivais de cinema no Brasil e no exterior. A partir de 2010, a coordenação pedagógica do Curso de Realização em Audiovisual passou a ser responsabilidade do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC.

Além de formar realizadores nos gêneros tradicionais de produção audiovisual (ficção e documentário) e nos âmbitos das expressões contemporâneas (videoarte, internet, games, etc.), a Vila das Artes tem contribuído de forma decisiva para a formação de uma platéia crítica de audiovisual. De fato, ela promove a formação de um olhar estético e crítico acerca do audiovisual, e instaura, ao mesmo tempo, um diálogo com a comunidade a partir de uma série de atividades abertas à sociedade (debates, oficinas, exposições, palestras e cineclubes), posicionando a Escola como um local permanente de atividades voltadas ao audiovisual.

Para mais informações clique aqui

extensao-vila-das-artes