Cine Refluxus

O Cine Refluxus é o Cineclube do Curso de Cinema e Audiovisual do ICA|UFC.

O Cine Refluxus foi criado em abril de 2010, nos primeiros meses de atividade do Curso, com a proposta de cativar o público acadêmico e atrair espectadores que apreciam o audiovisual, criando um espaço para exibir, discutir e pensar o cinema como linguagem e todas as suas interações. A proposta do Cine Refluxus é exibir filmes de difícil acesso ao grande público, buscando no mercado independente alternativas cinematográficas que não tenham entrado em circuito comercial. Ao mesmo tempo, são contemplados filmes de relevância histórica e cinematográfica nacional e internacional, englobando gêneros, diretores e propostas estéticas distintas.

O Cine Refluxus acontece no Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento de extensão da UFC, às quintas-feiras, no período da tarde (14:00h – 17:00h). Após a exibição, há um debate aberto, democrático e informal sobre a obra em questão, com a presença de convidados. Desde a sua criação, todos os professores do Curso de Cinema e Audiovisual têm participado ativamente da exibição e debate, como também professores de outros cursos da UFC e convidados especiais, pesquisadores, professores, realizadores e críticos que estão de passagem pela universidade, dentre os quais é possível citar: os pesquisadores João Luiz Vieira, Hernani Heffner e Carlos Primatti, os diretores de arte Sérgio Silveira e Lana Patrícia, os cineastas Petrus Cariry e Márcio Câmara, entre vários nomes de destaque no Brasil.

Para mais informações clique aqui

extensao-refluxos