Aluno cria site como forma de divulgar seu trabalho

Alexa

O aluno de Cinema e Audiovisual Israel Branco fala da importância da internet como espaço profissional e de divulgação, as diferenças entre trabalhos independentes e aqueles feitos dentro da universidade e destaca alguns filmes presentes em seu portfólio.
CAUFC – Como se deu a sua escolha de estudar Cinema e Audiovisual?

IB – Tornei-me estudante de cinema porque era a única coisa que gostaria de fazer. Faço vídeos desde os meus 14 anos de idade e fazia algumas pequenas animações desde os 7 anos de idade, então acho que sempre fui atrelado ao Audiovisual de alguma maneira. Depois que entrei na faculdade, aprendi muito com algumas pessoas que conheci. Acho que é bem interessante produzir filmes em grupo, onde cada um tem que ceder um pouco pra que o filme aconteça. Produzir individualmente é bacana, mas em grupo o filme fica mais interessante. Assim, eu aprendi muito produzindo curtas com alguns alunos do curso, especialmente o Fernando Pires, Leandro Bezerra, Carlos Maranhão, PH Diaz e Alex Silver.

CAUFC – O que te motiva a continuar realizando filmes?

IB – O que me motiva é atingir o público. Fazer alguém relaxar, se divertir, refletir, ou mesmo causar algum incômodo. A “forma”, o “estilo” ou mesmo a “estética” são bem importantantes, mas se não consegue atingir o público (se o público acha o filme chato, confuso ou desinteressante) significa que eu não fiz um bom trabalho.

CAUFC – Como surgiu a ideia de criar o site?

IB – A ideia de criar o site surgiu com um professor (que também é realizador audiovisual), chamado Christopher Fulham. Ele me mostrou o site dele e me convenceu que um site é importante para um realizador audiovisual. O meu trabalho difere muito do trabalho do Chris, mas o site é importante para todo tipo de artista.

CAUFC – Qual a importância de ter um espaço de divulgação próprio?

IB – Até o momento, o site foi bem interessante por motivo profissional. Uma audiência se formou através da minha página no Facebook, mas o site em si foi importante no momento em que alguém quis me contratar e eu pude imediatamente mostrar um portfólio. No caso da página do Facebook, é interessante ter um feedback de pessoas que eu nem conheço, entender como o público entende o meu trabalho.

CAUFC – Que tipos de trabalhos podemos encontrar em seu site?

IB – A maioria dos trabalhos do site foram feitos de forma independente, sem estar atrelado à faculdade. Isso porque eu só publico trabalhos que eu tenha direito sobre o filme por completo (incluindo trilha sonora). A maioria dos trabalhos que fiz na faculdade foram com músicas ou até mesmo algumas imagens que não pertenciam a mim. Produzo de forma independente o tempo todo, e aprendo com cada filme que faço.

CAUFC – Há algum filme que você goste mais de ter filmado?

IB – Os filmes que destaco são os que mais gosto: “Doreene: Getting There” e “Como Matar uma Galinha”. Esse último foi bem interessante porque mostra uma galinha sendo morta à pauladas e eu dou um super close nos olhos dela enquanto ela morre. Muita gente se espantou e criticou o filme, mas garanto que não forcei nada, isso é exatamente o que ocorre em meios rurais quando se quer comer carne – um animal é abatido da forma mais prática possível. Por causa disso, o YouTube quase baniu o vídeo por conteúdo indevido. Doreene é um filme sobre a velhice e o aprendizado. Gosto mais da vida toda vez que assisto.

Para mais informações clique aqui.