cOaLHO – Coletivo de pesquisas estéticas em cinema e audiovisual

O principal interesse do coletivo é a pesquisa estética do cinema documentário, compreendendo as dimensões teóricas, analíticas e prático-criativas. Dessa forma o grupo tem atividades de estudo de obras teóricas, com reuniões periódicas para a discussão de textos previamente selecionados, a exibição e a análise de filmes e obras audiovisuais, e a criação e a realização de obras audiovisuais que articulem os estudos teóricos e analíticos.

Projeto que vem sendo desenvolvido em 2014:

O cOaLHO vem se reunindo desde o início de 2013, período em que se dedicou ao estudo teórico e à análise de filmes. Sentimos ao longo desse processo a necessidade de ampliarmos nossa atuação em direção à criação artística e a realização. O projeto “Feirão da Madrugada” surge dessa necessidade. Nosso objetivo é realizar um filme documentário no interior da feira de vestuário que acontece às quartas-feiras e aos sábados no entorno da Igreja da Sé, no centro de Fortaleza.

A obra audiovisual nos permite trabalhar diferentes zonas perceptivas, tais como formas, cores, texturas, ritmos, sons, figuras, textos verbais. Ao entrar em contato audiovisual com o Feirão da Madrugada queremos não apenas apreendê-lo racionalmente, por meio do conhecimento de suas histórias e do entendimento de seus modos de funcionamento, mas também apreendê-lo por meio de nossos órgãos sensoriais.

Profa. Daniela Dumaresq

sem-imagem2