Territórios Expandidos

Uma cidade é um território complexo composto por contextos econômicos, sociais, geográficos e culturais. Esses contextos organizam a diferença entre fluxos, temporalidades, modos de existência, pertencimento e sensibilidades distintas. Como um projeto de pesquisa que visa  a transdisciplinaridade, num diálogo entre as artes, as ciências  e a tecnologia, Territórios Expandidos, objetiva investigar metodologias de criação artísticas e poéticas emergentes  do contexto urbano.

Fundamentada no conceito de território proposto por Richard Sennett ( 2006), propõe-se como campo de investigação as relações entre arte, cidade e natureza, realizando o levantamento de aspectos históricos, geográficos e culturais das cidades que serão investigadas, tornando estes dados como princípios direcionadores para uma pesquisa poética.

Objetiva-se assim, quatro campos de atuação: 1. a criação artística a partir de dados geográficos, históricos e culturais; 2. a criação em colaboração com o moradores e visitantes dessas cidades pesquisadas; 3. intervenção no espaço cidade; 4. reflexão sobre metodologias de pesquisa em artes.

De caráter laboratorial, este projeto será desenvolvido numa parceria entre  Laboratório de poéticas cênicas e audiovisuais – LPCA, coordenado pela Profa. Dra. Walmeri Ribeiro e pelo Prof. Dr. Hector Briones, o Laboratório Abrigos sensíveis – LAS, coordenado pela Profa. Dra. Patrícia de Lima Caetano e o NANO – EBA|UFRJ, coordenado pelo Prof. Dr. Guto Nóbrega. Contando, ainda, com a participação de artistas-pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Artes ICA|UFC e alunos do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará.

Profa. Walmeri Ribeiro

inquietante