Ancine divulga mostras e festivais com inscrições abertas

festivais

A Agência Nacional do Cinema (ANCINE) disponibiliza em seu site (clique aqui) dados estatísticos, boletos de recolhimento, referente a opções de mecanismos legais, formulários, editais, informações e notícias referentes ao que vem sendo realizado no país. Na página você pode encontrar diferentes festivais, mostras e eventos nacionais e internacionais reconhecidos pela ANCINE. Abaixo, alguns eventos com inscrições abertas.

7º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Arraial d’Ajuda – Arraial Cine Fest

O evento, que acontece entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 2015 em três espaços da cidade de Porto Seguro, busca consolidar um espaço de exibição, difusão e premiação da produção audiovisual nacional e internacional, promovendo encontros, cursos, seminários e oficinas.

As inscrições para o Arraial Cine Fest devem ser realizadas até o dia 31 de outubro, diretamente pelo site do Festival ou pela plataforma Click for Festivals. Não há taxa de inscrição, e serão aceitas obras finalizadas a partir de 2012, que não tenham sido exibidas em salas comerciais ou televisão aberta, pública ou por assinatura.

O Arraial Cine Fest exibirá filmes em três categorias competitivas: a Mostra Principal contará com quatro longas metragens, selecionados seguindo os critérios de qualidade técnica, relevância contextual do filme e ineditismo; com os mesmos critérios, a Mostra Curta Tudo selecionará um número de curtas-metragens suficiente para preencher o tempo de 360 minutos da mostra; e a Mostra A Porto Seguro com Amor é destinada a produções realizadas em oficinas promovidas nas escolas da cidade ao longo do segundo semestre deste ano.

Serão distribuídos, ainda, prêmios a obras de destaque. O júri oficial do evento escolherá os melhores filmes brasileiro e estrangeiro de longa duração da Mostra Principal, além de menções honrosas. O júri popular escolherá também os melhores filmes brasileiro e estrangeiro da Mostra Principal, além dos três melhores filmes da Mostra Curta Tudo e os três melhores filmes da Mostra A Porto Seguro com Amor.

LatinoFilm – Festival de Cinema Latino de San Diego

O evento seleciona obras de curta ou longa-metragem de realizadores latinos ou com temática voltada para a comunidade latina para mostras competitivas e informativas. O festival acontece de 12 a 22 de março de 2015 e aceita inscrições até o dia 7 de novembro por meio da plataforma do site Withoutabox. Para curtas-metragens é cobrada uma taxa de 40 dólares, já para os longas o valor é de 60 dólares. O processo pode ser realizado inteiramente pela internet, incluindo o envio do filme em arquivo digital. Serão aceitas as obras finalizadas a partir de 2013.

Realizadores brasileiros podem se candidatar às vagas nas mostras competitivas de Longas-Metragens (para filmes com mais de 40 minutos nas categorias ficção ou documentário), Curtas-Metragens (com no máximo 40 minutos de duração, também nas categorias ficção ou documentário) e Filmes Juvenis (obras realizadas por cineastas com até 18 anos de idade, em qualquer gênero ou duração).

Festival Internacional de Documentário Estudantil – Fidé Brasil

Mostra não competitiva que busca valorizar e difundir a produção documental em instituições de ensino pelo mundo, recebe inscrições até o dia 8 de dezembro. O evento, versão brasileira do Festival Internacional de Documentários Estudantis na França, realiza sua terceira edição brasileira na cidade de Curitiba, em abril de 2015.

As inscrições para o Fidé Brasil são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento. O envio das obras pode ser feito por meio do envio do link de visualização pelo site Vimeo, ou por via postal. Serão aceitos filmes documentários de qualquer duração, suporte, temática, ano de realização ou nacionalidade, desde que realizados por estudantes de escolas, universidades ou cursos livres ou quaisquer instituições de ensino. Não serão aceitos filmes institucionais, publicitários, reportagens ou materiais promocionais.