Circuito Cultural Universitário (Une)Versos das Artes

461200_243213495818821_1100350971_o-2

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do projeto Circuito Cultural Universitário (Une)Versos das Artes, estará
realizando algumas atividades em parceria com o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará na próxima semana. Estão previstas algumas atividades na área do audiovisual a serem realizadas no próximo dia 22 de agosto de 2014 (sexta-feira) e estão abertas aos alunos dos cursos do ICA.

SOBRE O PROJETO:

Trata-se do Programa “Circuito Cultural Universitário (Une) versos das Artes”, coordenado pelo Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC) e financiado pelo Programa de Apoio a Extensão Universitária  (PROEXT/MEC/SESu), o qual objetiva a formação, a circulação e a fruição da arte produzida na UFRN em diálogo com grupos artísticos de extensão de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do nordeste, e de comunidades circunvizinhas a estas IES.  A primeira ação de 2014 correspondeu a ida dos Grupos Companhia Livre de Teatro Musical da Escola de Música da UFRN e os Grupos Gaya dança contemporânea e Grupo de Dança da UFRN para as cidades de João pessoa e Juazeiro do Norte, nos dias 25, 26 e 27 de abril, conforme programação anexada.

A perspectiva de construção de uma proposta de circulação artístico-cultural, além de contribuir com o esforço institucional de expansão das ações acadêmicas da UFRN, coaduna-se com as diretrizes explicitadas pelo Plano Nacional de Cultural (PNC – *LEI Nº 12.343, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2010 da Presidência da República*), o qual, entre outras coisas, reitera que o acesso aos bens artísticos e culturais é um direito constitucional e um indicador referente ao exercício da cidadania. Em seu capítulo 3 (do acesso), o PNC, no tópico estratégias e ações, advoga a importância da realização de circuitos universitários de arte e cultura:

“Apoiar e fomentar os circuitos culturais universitários e oferecer condições para que os campi e faculdades promovam a formação de público, a recepção qualificada e a abertura de espaços para a produção independente e inovadora, abrindo espaço para produção independente e circuitos inovadores”. (BRASIL, 2010)

Agregado ao caráter inovador da produção cultural, tais circuitos convertem-se em contextos acadêmicos de formação universitária e comunitária, provocando novas experiências estéticas, a partir da fruição de espetáculos artísticos, palestras ou rodas de conversas e oficinas artísticas. Ao término do Programa em 2014, haverá a publicação de um livro a esse respeito.

Fonte textual: Programa Circuito Cultural Universitário (Une)Versos das
artes/NAC/UFRN

Para mais informações, clique aqui.