Organização Curricular

Introdução

O currículo do curso de Cinema e Audiovisual da UFC foi dividido nos seguintes eixos de formação: seminários, oficinas, ateliês e laboratórios (ver abaixo). Optou-se pelo sistema misto de oferta de disciplinas, de modo que se trabalhará com algumas disciplinas de caráter semestral e outras de caráter modular.

 

As disciplinas cujas rupturas entre as aulas tenderiam a dispersar as atividades de aprendizagem foram organizadas como modulares. Já os seminários teóricos e estéticos, devido à densidade dos temas abordados e ao necessário tempo para leitura e amadurecimento das questões, foram organizados em caráter semestral. As disciplinas optativas apresentam maior flexibilidade, de modo a respeitar as características especificas de cada uma, assim como de facilitar a colaboração de professores visitantes e convidados, ampliando o intercâmbio entre os saberes.

 

Seminários

Com uma metodologia calcada na exibição de filmes e no debate de textos fundamentais da história, da teoria e da estética do cinema e do audiovisual, os seminários têm o objetivo de apresentar aos alunos o conjunto de obras e teorias basilares do campo, possibilitando a construção de um repertório significativo tanto no estímulo à apreciação dos filmes, vídeos e demais práticas audiovisuais, quanto na elaboração crítica de um pensamento sobre esse material. Na busca de romper com recortes cronológicos, os seminários foram organizados em eixos: teóricos, históricos, estéticos, metodológicos e tecnológicos.

 

Oficinas

As oficinas têm a função de capacitar tecnicamente os estudantes nas diversas instâncias envolvidas na realização em cinema e audiovisual, oferecendo um instrumental básico para o desenvolvimento dessas atividades. Trata-se de um espaço de aprendizagem de fazeres audiovisuais que não tem por finalidade a produção de obras, mas a realização de exercícios.

 

Ateliês

Os ateliês se caracterizam como espaço de produção e realização, com o perfil de criação colaborativa, em que os estudantes são envolvidos em projetos, que vão desde a concepção até a finalização, resultando em obras audiovisuais. Ressalta-se nessas atividades a importância da contínua reflexão sobre processos criativos e estéticos.

 

Laboratórios

Os laboratórios funcionam como espaços de aprofundamento em técnicas específicas acompanhadas do processo de criação e realização de obras. Diferentemente das oficinas e dos ateliês, os laboratórios são espaços que congregam o aprendizado de técnicas específicas e a realização de obras audiovisuais.