Sobre o curso

Cinema e Audiovisual UFC

Compete à Universidade responder às demandas emergentes relativas à produção de conhecimento, em seus diferentes ramos científicos, tecnológicos, sociais e culturais. Isso impõe à Universidade um diálogo permanente com a sociedade, compreendendo em que medida há demanda de formação de quadros profissionais e de recursos humanos que atendam a um modelo de desenvolvimento justo, coletivo e múltiplo na produção de um pensamento contemporâneo. Os avanços tecnológicos, as ferramentas e suportes de comunicação, e, principalmente, as transformações no mundo da informação, requerem a qualificação e a inserção das sociedades num universo de novas mediações da realidade.

 

As exigências vão não apenas no sentido da técnica, da operação de ferramentas de criação do mundo das imagens tecnológicas, mas também no de pensar a sociedade contemporânea como sociedade do conhecimento. Em face ao rumo conferido pelas mudanças no campo da tecnologia, acentua-se a urgência em estimular a criação de novos cursos na área do cinema e do audiovisual e a incorporar as novas mídias e suas convergências como um campo do saber.

 

Vemos então que a formação em cinema e audiovisual é uma demanda que se apresenta como uma emergência frente a uma realidade local e ao mesmo tempo global. Ela é, portanto, parte integrante de uma política necessária para que a sociedade brasileira não fique sujeita à lógica perversa e dominante do mercado internacional, na área cinematográfica, do audiovisual e das novas mídias.

 

Diante dessa situação, a Universidade Federal do Ceará busca alavancar um processo fundamental para a sociedade brasileira fomentando um pensamento crítico na atuação em cinema e audiovisual. Isso atende a um pressuposto da instituição de cumprir com a sua missão de dialogar com a sociedade e ao mesmo tempo apontar caminhos inovadores.