PROJETO PEDAGÓGICO 2014
do Curso de Cinema e Audiovisual ICA / UFC
Organização Curricular 2014
O currículo do curso de Cinema e Audiovisual da UFC foi dividido nos seguintes eixos de formação: seminários, oficinas, ateliês e laboratórios (ver abaixo). Optou-se pelo sistema misto de oferta de disciplinas obrigatórias, de modo que se trabalhará com disciplinas de caráter semestral e outras de caráter modular. As disciplinas cujas rupturas entre as aulas tenderiam a dispersar as atividades de aprendizagem foram organizadas como modulares. Assim como os seminários teóricos e estéticos, devido à densidade dos temas abordados e o necessário tempo para leitura e amadurecimento das questões, foram organizados em caráter semestral. As disciplinas optativas ofertadas pelo curso de Cinema e Audiovisual são todas modulares. Uma vez que a oferta modular permite maior flexibilidade quanto a sua duração, decidiu-se em colegiado transformar todas as optativas em modulares. Desse modo, o período em que o módulo acontecerá poderá ser mais extenso ou mais intenso a depender do planejamento semestral da disciplina, levando-se em consideração as características dos trabalhos a serem feitos e a necessidade de amadurecimento desses trabalhos no interior mesmo da disciplina. O colegiado entende, por fim, que as disciplinas modulares apresentam maior flexibilidade, de modo a respeitar as características especificas de cada uma delas, assim como de facilitar a colaboração de professores visitantes e convidados que possam vir colaborar com o professor da disciplina, ampliando o intercâmbio entre os saberes.
Seminários
Com uma metodologia calcada na exibição de filmes e no debate de textos fundamentais da história, da teoria e da estética do cinema e do audiovisual, os seminários têm o objetivo de apresentar aos estudantes o conjunto de obras e teorias basilares do campo, possibilitando a construção de um repertório significativo tanto no estímulo à apreciação dos filmes, vídeos e demais práticas audiovisuais, quanto na elaboração crítica de um pensamento sobre esse material. Na busca de romper com recortes cronológicos, os seminários foram organizados em eixos: teóricos, históricos, estéticos, metodológicos e tecnológicos.
Oficinas
As oficinas têm a função de capacitar tecnicamente os estudantes nas diversas instâncias envolvidas na realização em cinema e audiovisual, oferecendo um instrumental básico para o desenvolvimento dessas atividades. Trata-se de um espaço de aprendizagem de fazeres audiovisuais que não tem por finalidade a produção de obras, mas a realização de exercícios.
Ateliês
Os ateliês se caracterizam como espaço de produção e realização, com o perfil de criação colaborativa, em que os estudantes são envolvidos em projetos, que vão desde a concepção até a finalização, resultando em obras audiovisuais. Ressalta-se nessas atividades a importância da contínua reflexão sobre processos criativos e estéticos.
Laboratórios
Os laboratórios funcionam como espaços de aprofundamento em técnicas específicas acompanhadas do processo de criação e realização de obras. Diferentemente das oficinas e dos ateliês, os laboratórios são espaços que congregam o aprendizado de técnicas específicas e a realização de obras audiovisuais.
1.1. Unidades Curriculares
As áreas de conhecimento que formam o Curso de Cinema e Audiovisual organizam-se em três unidades curriculares:
- Unidade Curricular – Teorias e estéticas do cinema e audiovisual
- Unidade Curricular – Criação e realização
- Unidade Curricular – Orientação
Unidade Curricular – Teorias e estéticas do cinema e audiovisual
Compreende as diferentes disciplinas cujo enfoque dá-se nos estudos de teorias, estéticas, metodologias e histórias. É formada pelos diferentes seminários obrigatórios e optativos.
Unidade Curricular – Criação e realização
Compreende as diferentes disciplinas que articulam formas de produção, tecnologias, técnicas, criação e realização em cinema e audiovisual. Essas disciplinas abrangem os seguintes eixos de formação: oficinas, ateliês e laboratórios.
Unidade Curricular – Orientação
A Unidade de Orientação consiste em acompanhar e avaliar as atividades discentes, abarcando, em seu escopo, as Atividades Complementares, o Estágio Obrigatório em Cinema e Audiovisual, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), a orientação de livres iniciativas dos estudantes, assim como as escolhas que eles devem fazer ao longo do curso, colaborando para a construção de um perfil autônomo e consciente.
1.2. Ementário das Disciplinas
Unidade Curricular – Teorias e estéticas do cinema e audiovisual |
Economia e política do cinema e audiovisualEconomia do audiovisual. A cadeia produtiva do audiovisual. O produto audiovisual em seus diferentes segmentos de mercado. O papel do Estado no fomento, regulação e fiscalização do mercado audiovisual. |
Metodologia de pesquisa em arte, filosofia e ciênciasArte, Filosofia, Ciências, produção e comunicação do conhecimento. Ética e estética na pesquisa científica e social. Pesquisa acadêmica em Artes, Filosofia e Ciências (investigações históricas, problematizações teórico- metodológicas e experimentações |
estéticas). Modalidades de pesquisa, métodos e procedimentos de estudo, aprendizagem e difusão do conhecimento. Projeto de Pesquisa-Estudo: objeto de estudo, problema pergunta, “estado da arte” – revisão bibliográfica. Elaboração e apresentação de Projeto de Pesquisa-Estudo em Arte, Filosofia e Ciências. |
Pesquisa e elaboração de projetos em cinema e audiovisualAs metodologias de pesquisa em cinema e audiovisual. A elaboração de um projeto para o desenvolvimento de obra audiovisual ou trabalho monográfico. Os referencias teóricos, metodológicos, estéticos, técnicos e estilísticos que embasam o campo do cinema e audiovisual. A pesquisa como parte integrante do fazer e do pensar audiovisual. |
Teorias e estéticas clássicas do cinema e audiovisualA constituição do cinema narrativo clássico. Linguagem audiovisual. Gênero e indústria. O realismo cinematográfico. O cinema clássico revisitado. Os regimes estéticos instituídos pelo cinema moderno. O lugar da produção nacional no contexto do cinema clássico. |
Teorias e estéticas contemporâneas do cinema e audiovisual IO contemporâneo e o cinema. A política das imagens. Novos regimes de percepção do espaço-tempo. As paisagens sonoras. A reflexividade e a metalinguagem. Poéticas da subjetividade. O filme ensaio. O filme de arquivo. O impacto do digital. As redes e os processos colaborativos de realização. |
Teorias e estéticas contemporâneas do cinema e audiovisual IIA experimentação estética do vídeo, a materialidade das imagens videográficas e a busca de suas especificidades. A imbricação entre linguagens. A estética audiovisual: do videoteipe à assimilação dos suportes e formatos pelas tecnologias digitais. Virtualização e imersão em realidade virtual. O estatuto da imagem a partir das experiências contemporâneas na base técnica digital. Animação e infografia no contexto da cibernética. O cinema expandido, a invenção e a subversão de dispositivos audiovisuais. Arqueologia da mídia e do audiovisual. O audiovisual instalado, interativo, em rede. |
Teorias e estéticas da arteRegimes estéticos. Mimesis e Representação. Teorias da estética e da arte. Arte como política do sensível. As artes e seus regimes de percepção estética. Os movimentos artísticos: clássico, moderno e contemporâneo. Transversalidades históricas da arte. As produções contemporâneas e a invenção de um pensamento da arte. |
Teorias e estéticas modernas do cinema e audiovisualAs tensões com o cinema clássico e as propostas estéticas do cinema moderno. Os diálogos entre o cinema moderno e outras tradições cinematográficas. Os antecedentes do cinema moderno. O cinema moderno brasileiro. As inovações tecnológicas, os modos de produção e a estética do cinema moderno. |
Unidade Curricular – Criação e realização |
Ateliê de realização em cinema e audiovisual IAs fases de elaboração de um projeto de uma obra audiovisual. A construção do projeto de realização. Os referenciais teóricos e estéticos da obra audiovisual em construção. A experimentação artística. Realização de uma obra audiovisual em regime coletivo. |
Ateliê de realização em cinema e audiovisual II |
Elaboração de uma obra audiovisual e suas interfaces com outras expressões artísticas. Realização audiovisual entre as poéticas contemporâneas e os novos dispositivos de imagem e som. Criação, invenção e realização de obra audiovisual. |
Oficina de dispositivos audiovisuaisO dispositivo audiovisual como campo de experimentação, invenção e subversão. A criação de aparatos audiovisuais pensados em relação à arqueologia da mídia e às tecnologias digitais atuais. Os processos de mediação audiovisual em suas dimensões estéticas, epistemológicas, políticas e cognitivas. A exploração criativa de questões como a dos dispositivos de vigilância, o tempo real das imagens, as relações entre a tecnologia e a criação artística, os regimes de sentido da imagem e a relação entre audiovisual, obras tridimensionais e de “site specific”. |
Oficina de edição e montagemA construção de sentidos durante o processo de edição/montagem da obra audiovisual. As teorias estéticas da montagem. O manejo do tempo e a construção do ritmo. Edição/montagem de imagem e som. A relação entre a equipe de edição/montagem e as equipes de direção, produção, fotografia e som. A relação roteiro/montagem. A organização do material a ser editado/montado. Os procedimentos de finalização de uma obra audiovisual: da edição/montagem à cópia final. Os programas de edição/montagem. Noções básicas do uso de efeitos visuais e sonoros durante a edição/montagem. |
Oficina de fotografia e iluminaçãoIntrodução ao dispositivo fotográfico. A natureza da luz. As principais formas de iluminação. O registro fotográfico e videográfico. O papel da iluminação. Composição e enquadramento. Equipamentos de trabalho: o princípio, a história e a evolução. Escolas fotográficas. Formação de equipe técnica. A direção de fotografia como recurso criativo da linguagem de cinema e audiovisual. |
Oficina de produçãoAs etapas da produção cinematográfica. Composição e funções da equipe. Terminologias técnicas. Procedimentos de produção: planejamento, análise técnica, orçamento etc. Concepção e desenvolvimento de projeto de produção. |
Oficina de realização em cinema e audiovisualRealização de exercícios de direção para cinema e audiovisual. O papel criador da câmera. Fundamentos da linguagem cinematográfica. A encenação e a direção de atores. O papel do diretor na realização de uma obra audiovisual. |
Oficina de roteiroPrincípios da narrativa. Elementos da narrativa. Elementos da dramaturgia. Estrutura do roteiro para cinema e audiovisual. Formatação do roteiro. Especificidades dos roteiros. Análise de roteiros. Prática de roteirização (elaboração e criação de roteiros). |
Oficina de somO som como recurso da linguagem audiovisual: as possibilidades estéticas da continuidade e da descontinuidade do som no audiovisual. Os aspectos físicos do som: noções de acústica. O trabalho da equipe de captação de som. Análise de roteiro com base no som. Características dos equipamentos de gravação analógicos e digitais. A pós-produção sonora: hardwares e softwares usados em edição de som e mixagem para o audiovisual. |
Disciplinas optativas em ordem alfabética |
A voz no audiovisualPropriedades sonoras narrativas e dramáticas do uso da voz no cinema e audiovisual. A voz como recurso sensorial e gerador de sentidos, por meio de combinações perceptivas do som quanto a dinâmica de variação de intensidade, altura, timbre, melodia, ritmo, da sua musicalidade em relação à imagem. |
Análise fílmicaExibição e análise multidisciplinar sistemática de produtos fílmicos e audiovisuais. |
Arte contemporânea brasileiraPressupostos da modernidade e suas incidências na arte brasileira. Antropofagia enquanto projeto político. O local e o global. O lugar do corpo na história da arte brasileira. A profissionalização e internacionalização da arte brasileira. Percalços multiculturais e geopolíticos. As funções dos agentes – curador, crítico, artista, colecionador. O circuito de galerias. Outros circuitos. Arte colaborativa. Os coletivos e os grupos de artistas. Residências, publicações e espaços auto-geridos por artistas. Arte e esfera pública. Artemídia. A produção nacional no século XXI. |
Arte contemporânea: história, teoria e críticaO legado da arte moderna e sua crise. As especificidades dos meios e a crítica a arte pura. Vértices e rupturas nos movimentos de vanguarda na primeira metade século XX. A arte no pós-guerra. As mudanças de paradigmas na década de 1960. O artista como crítico. O mercado de arte. Arte, multiculturalismo, ativismo e feminismo pós-moderno. Artemídia. O campo ampliado da arte contemporânea. |
Cenografia para cinema e audiovisualEvolução histórica da escultura. Estudo da forma escultórica. Estudo do espaço. Organização espacial por meio da montagem. Ready-made. Os espaços protegidos (museus, salas de cinema, galerias). Escultura expandida. Instalação. O audiovisual e suas composições espaciais. Estudo de técnicas e metodologias para o desenvolvimento de projetos de videoinstalação. |
Cinema e pensamento IA criação de conceitos e o cinema. O que pensa no cinema: movimento, espaço, tempo, duração, forma. A imagem-tempo e a imagem-movimento. O visível. O dizível. O sensível. O intensivo. A percepção. Matéria. Memória. A imanência. O sentido, as cores, as imagens e os sons. O figurativo. A sombra. O pensamento e os signos ópticos e sonoros. Do regime ético ao regime estético da imagem. Aspectos da linguagem referentes à construção do espaço-tempo e aos de conceitos: virtual, atual, simulação, fabulação, movimento, potência do falso; estudo detalhado de filmes explorando a construção da cena a partir da relação espaço-temporal. |
Cinema e pensamento IIO realizador como teórico. O filme como teoria. O pensamento cinematográfico por seus realizadores. Diálogos entre filmes e ideias de diferentes realizadores. |
Cinema e sociedadeO pensamento, a sociedade e o cinema. Cinema e política. A análise fílmica e a perspectiva histórica e sociológica. A criação de imagens e a reflexão teórica sobre a sociedade. |
Cinema latino-americanoPrimórdios do cinema latino-americano. O “cinema de lágrimas” e o modelo industrial. O caso cubano e a importância do ICAIC. O Nuevo Cine Latinoamericano e os “cinemas novos”. O Brasil e o cinema latino-americano. O cinema latino-americano contemporâneo. |
Comunicação e audiovisual IAborda o audiovisual sob a ótica da produção de uma cultura de massa, das inovações tecnológicas e das mediações sociais. |
Corpo e audiovisualTeorias da performance. Corpo-mídia. Análise da produção artística contemporânea com enfoque nas interfaces entre as artes do corpo (teatro, performance, dança, etc.) e os dispositivos da imagem e do som. |
Criação de efeitos sonorosFundamentos de produção de efeitos sonoros para cinema e audiovisual. Análise dos efeitos sonoros no cinema e audiovisual. Plataformas de captação, edição e mixagem de efeitos sonoros. Produção de efeitos sonoros. |
Criação e produção artística em redes telemáticasInvestigação sobre processos criativos em suportes multimídia incluindo os procedimentos de disjunção, deriva, construção de hipertexto e matrizes intersemióticas. No estudo da performance estão enfatizadas as passagens contemporâneas entre mediações primárias (corpo, texto, lugar) e agenciamentos no ciberespaço implicando virtualização, prismação e descontinuidade narrativa. |
Criação em audiovisual para mídias móveisAtravés de uma discussão teórica e de processos de análise, a disciplina propõe fazer reflexões acerca das possibilidades estéticas e poéticas do uso de ferramentas de produção audiovisual em aparelhos portáteis de uso cotidiano. Discute também os meios de produção através de câmeras de telefones celulares e as novas transformações tecnológicas e culturais ocorridas com o surgimento do cinema digital |
Crítica e curadoria em cinema e audiovisualO papel da crítica. O crítico em artes. Breve histórico da crítica. Os diferentes campos de atuação do crítico em cinema e audiovisual. A crítica cinematográfica no Brasil. O papel do curador. As interseções entre as atividades da curadoria e da crítica. Contextualização de mostras e festivais de cinema e audiovisual no Brasil e no mundo. |
Documentário brasileiro |
Primórdios do documentário no Brasil: os filmes naturais. Cinema silencioso: a importância de Silvino Santos e Major Reis. Humberto Mauro e o INCE. O documentário no cinema novo. Cinema direto e cinema verdade. O curta-metragem. O documentário reflexivo. O documentário contemporâneo brasileiro. |
Dramaturgia e narrativa em cinema e audiovisual IPrincípios gerais da dramaturgia. Tópicos da história da dramaturgia. Estudo da teoria dos gêneros literários, da estrutura e dos elementos do drama, tais como: fábula, tempo, espaço, personagem e diálogo. Visão histórica da noção de drama (formação, crise e retorno ao dramático) e de cada um de seus elementos. O teatro épico de Brecht. |
Dramaturgia e narrativa em cinema e audiovisual IIO texto e suas características principais. A Ação Dramática (Aristóteles) e o Conflito (Hegel). Tipos de ação e tipos de conflitos. Características do diálogo dramático. A construção do personagem dramático. Tipos de personagem: a função dramática. A inação e a ausência do conflito: O pós-moderno e a não-história – O Teatro Poético. O Cinema, o Teatro e a Televisão. Folhetim e melodrama. |
Dramaturgia e narrativa em cinema e audiovisual IIICriação de personagens na ficção. O roteiro ficcional, características gerais e estrutura. Da ideia geral à história em particular. Aspectos teóricos e práticos de dramaturgia e da construção de roteiro. Escritura para argumento. A construção do roteiro. Estruturação de sequências, cenas e planos. Desenvolvimento do Roteiro. |
Edição e montagem IA construção de sentidos durante o processo de edição e montagem da obra audiovisual. O manejo do tempo e a construção do ritmo da obra. |
Edição e montagem IIA relação entre o editor/montador, o diretor, o roteiro e o material bruto filmado ou gravado. Decupagem e organização do material a ser editado/montado. |
Edição e montagem IIIElaboração do roteiro de edição/montagem. Uso criativo de feitos visuais e sonoros durante a edição/montagem. |
Edição e montagem IVTécnicas de edição e montagem. Edição mecânica e eletrônica, analógica e digital, linear e não linear. Edição/montagem de imagem e som. Transcrição de som e mixagem. |
Educação AmbientalEducação Ambiental, conceitos e metodologias na pesquisa e no ensino. Princípios da Educação Ambiental. Fundamentos filosóficos e sociológicos da Educação Ambiental. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis; A Agenda XXI; A Carta da Terra e outros marcos legais da EA. Educação Ambiental e sua Contextualização (Urbana e Rural). ParadigmasEpistemo-educativos Emergentes e a Dimensão Ambiental. Educação Ambiental: |
uma abordagem crítica. Educação Ambiental Dialógica e a Práxis em Educação Ambiental. |
Educação em Direitos HumanosDireitos Humanos, democratização da sociedade, cultura e paz e cidadanias. O nascituro, a criança e o adolescente como sujeitos de direito: perspectiva histórica e legal. O ECA e a rede de proteçãointegral. Educação em direitos humanos na escola: princípios orientadores e metodologias. O direito à educação como direito humano potencializador de outros direitos. Movimentos, instituições e redes em defesa do direito
à educação. Igualdade e diversidade: direitos sexuais, diversidade religiosa e diversidade étnica. Os direitos humanos de crianças e de adolescentes nos meios de comunicação e nas mídias digitais. |
Estética e história da arte IPanorama geral da história da arte desde a pré-história até o século XIX, contemplando os principais artistas, escolas e conceitos a partir do instrumental teórico-metodológico da história da arte da estética. |
Estética e história da arte IIPanorama geral da história da arte no século XX, das vanguardas históricas à cibercultura, contemplando os principais artistas, escolas e conceitos a partir do instrumental teórico-metodológico da história da arte da estética. |
Estética e história da arte IIIA passagem do moderno ao contemporâneo. A sociedade do espetáculo. O saber nas sociedades informatizadas. Globalização e revolução digital. Arte, ciência e tecnologia. A arte do pós-guerra: pós- modernidade e poéticas contemporâneas. As novas mídias na arte. O campo expandido da arte contemporânea. Mercado e sociedade de controle: repercussões no campo da arte. O artista como crítico |
Estéticas sonoras IPrimórdios da gravação e reprodução do som. Cinema mudo. Cinema sonoro. História. Tecnologias e técnicas. Propostas estéticas. |
Estéticas sonoras IIO contraponto orquestral: as possibilidades de uso criativo do som em continuidade e em descontinuidade com a imagem. As propriedades narrativas e dramáticas do som. Análise da criação sonora em obras audiovisuais narrativas e não narrativas. |
Ética e legislação em cinema e audiovisualFunção social do cinema. Cinema e moral. Responsabilidades dos realizadores. Cinema e educação. Cinema e propaganda política. A crítica e o público. Reação e passividade do espectador. Legislação relativa à produção, à distribuição e à exibição do filme brasileiro e do filme estrangeiro no Brasil. |
Fotografia e iluminação I |
A natureza da luz. O registro fotográfico e videográfico. As principais formas de iluminação. O porquê de iluminação. Composição e enquadramento. Cenografia e figurino. Equipamentos de trabalho: o princípio, a história e a evolução. Escolas fotográficas. Câmeras, objetivas e formatos. Formação de equipe técnica. |
Fotografia e iluminação IIO uso dos equipamentos de filmagem e iluminação. Estilos de iluminação, fotografia e câmera. Enquadramento: definição do espaço. Cinema e vídeo: diferenças e semelhanças. A câmera de cinema e a câmera de vídeo, propriedades físico-químicos do material sensível, propriedades físicas da fita magnética e da eletrônica do sinal de vídeo. |
Fotografia e iluminação IIIFotografia e intenção narrativa estética: documentação e ficção. Material sensível e sensitometria. Contrastes, preto e branco, e cor. Dia e Noite. Exercícios práticos em vídeo no interior e no exterior e análise coletiva |
Gêneros cinematográficosConceituação de gênero cinematográfico: entre o estético e o econômico. O studiosystem: um modo de produção. Gêneros e subgêneros. A renovação estética dos gêneros cinematográficos nos cinemas novos. Estudo dos gêneros cinematográficos: o policial e o noir, o faroeste, o musical, a comédia, a ficção científica, o terror, etc. |
Intervenção urbana e audiovisualImagem e cidade. A velocidade. O Trânsito. Passagens. A relação imagem e espaços urbanos. A produção audiovisual para espaços urbanos. O conceito de intervenção. As experiências de intervenção no espaço urbano. A s projeções audiovisuais. A relação audiovisual e arte contemporânea e a relação com o espaço urbano. |
Laboratório de cinema de exposiçãoO efeito cinema nas artes contemporâneas. O cinema exposto dos museus e galerias. O cinema de artista. A videoarte. O tempo exposto. A espacialização da obra fílmica. A performance e as formas fílmicas. Documentário como arte expositiva. Projetos de cinema de exposição. Realização de obra filmica expositiva. |
Laboratório de criação: o ator cocriadorA pesquisa e o desenvolvimento da prática artística fundamentada na direção de atores e nas relações de cocriação entre ator e diretor. O diálogo com as tendências da produção cinematográfica/audiovisual contemporânea. Experimentação e processos de criação a partir da relação corpo e audiovisual, tendo como fundamentação teórica/metodológica as relações de cocriação e de colaboração. |
Laboratório de direção cinematográfica contemporâneaDireção cinematográfica no cinema contemporâneo. Buscas, caminhos, incursões. Processo de criação e escolhas de realização. |
Laboratório de dispositivos audiovisuaisA linguagem audiovisual deslocada para o campo expandido dos seus aparatos. O dispositivo audiovisual como campo de exploração estética. A criação de novos aparatos técnicos de som e imagem. Os processos de mediação audiovisual a partir de suas dimensões epistemológicas, políticas e cognitivas. O aparato audiovisual pensado em relação à arqueologia da mídia e às tecnologias digitais. |
Laboratório de efeitos especiaisO uso criativo dos efeitos especiais visuais e sonoros. História e técnica. Os efeitos especiais visuais (analógicos e digitais). Os efeitos sonoros. |
Laboratório de encenação audiovisualEncenação em cinema e audiovisual. A influência do teatro: o texto e a construção espacial. A direção de atores. A direção de arte. Exercícios de encenação. |
Laboratório de escritaOs processos de subjetivação no mundo contemporâneo e suas repercussões nos procedimentos de escrita. Os modos de dizer em arte. Modos de dizer como modos de existir. O texto como obra. Escrita inventiva e delirante. A função fabuladora da escrita. Devir minoritário da língua. Escrita crítica de/em arte. Crítica de/em processo. Livro objeto. A escrita artista como modo de produção de conhecimento em artes. |
Laboratório de interfaces audiovisuaisAs interfaces computacionais interativas e o audiovisual. Tecnologias e procedimentos para de interfaceamento de imagem e som. Sensores, placas, câmeras e software utilizados para o desenvolvimento de interfaces interativas. As interfaces interativas em instalações, espetáculos, intervenções, esculturas e outros formatos audiovisuais.Elaboração de projetos de experimentação. |
Laboratório de jogosConcepção de jogo. Os elementos fundamentais do jogo. Os tipos e classificações de jogos eletrônicos. As plataformas abertas para criação de jogos eletrônicos experimentais. As relações entre os jogos e o cinema. Game, arte e invenção. Técnicas e tecnologias para a criação de games experimentais. Produção de projetos de experimentação. |
Laboratório de mídias digitaisFundamentos de Design Gráfico, O processo de criação da forma; programação visual; a importância da comunicação visual; a direção do olhar; identidade visual; estudo de cores; produção editorial. Desenho Vetorial. Edição de Imagens. Fundamentos de Programação – HTML/JAVASCRIPT: Estilos de programação; elementos de um projeto de página na WWW; princípios básicos de HTML; principais comandos; criação de documentos básicos; inserção de GIFs e links; mapas clicáveis; GIFs animados; áudio e vídeo; colocação de pequenas rotinas em javascript; criação de formulários e frame. |
Laboratório de mídias digitais IIInstrumentação prática e teórica da animação como linguagem em filme ou computação. Processos experimentais. |
Laboratório de mídias digitais IIIInstrumentação prática e teórica da animação como linguagem em filme ou computação. Processos experimentais. |
Laboratório de obras tridimensionais e audiovisualAtravés de uma discussão teórica, de processos de análise de obras e de exercícios laboratoriais, a disciplina propõe reflexões acerca das possibilidades estéticas e poéticas que se estabelecem entre objetos, espaços e audiovisual. Busca-se uma abordagem conceitual e poética de obras audiovisuais que saem das salas de cinema para ganhar forma em instalações, objetos e projeções tridimensionais, valorizando a materialidade de imagens e sons. |
Laboratório de programação para audiovisualO artista, realizador e programador. Linguagens, ambientes de programação e hardware criados para não programadores. A mitificação da figura do programador. O uso de programação em instalações, composições audiovisuais, vinhetas e outros formatos audiovisuais. A linguagem de programação para produção de imagens, sons e interatividade. Computação gráfica e animação a partir de algoritmos computacionais. Introdução à lógica de programação, aos algoritmos e aos ambientes de programação criados para artistas programadores. O uso de bibliotecas livres. Comunidades opensource e a busca do conhecimento coletivo. Elaboração de projetos de experimentação. |
Laboratório de projetos em cinema e audiovisualCriação como rede dinâmica e inacabada. Incursões, acidentes, encontros. O projeto de ficção, documentário e artes visuais: semelhanças, particularidades. Laboratório de desenvolvimento de projetos. |
Laboratório de realização documentalProcessos de criação documental. Caminhos do documentário hoje. O papel do diretor na construção do filme documentário. A prática de produção documental. |
Laboratório de roteiro (Ficção)Os elementos fundamentais do roteiro de ficção para cinema e audiovisual. Técnicas e procedimentos para a criação de histórias audiovisuais, personagens e diálogos. Aspectos dramáticos e narrativos da estrutura do roteiro: da concepção ao roteiro técnico. Exercícios de escritura de roteiro de ficção para cinema e audiovisual. |
Laboratório de roteiro (não-ficção)Os elementos fundamentais do roteiro de não-ficção para cinema e audiovisual. O mundo histórico como objeto. O complexo personagem-ator social. A presença do acaso. As peculiaridades do roteiro de não ficção: da ideia original a elaboração do projeto. Exercícios de escritura de roteiro de não ficção para cinema e audiovisual. |
Laboratório em expressões contemporâneasCaracterísticas estruturais e modos construtivos que marcam as formas expressivas atuais do cinema e das mídias eletrônicas. O cinema e o audiovisual e as vanguardas artísticas. |
Movimentos contemporâneos. O audiovisual experimental. O cinema e os novos dispositivos da imagem. As mudanças ocorridas no conceito de audiovisual com o surgimento das tecnologias digitais. As experiências multimidiáticas e intermidiáticas. Mídias Móveis. A convergência e sobreposição de linguagens na passagem da cultura das mídias analógicas para a cultura das mídias digitais. |
Laboratório em fotografia e iluminaçãoPlanejamento e execução, juntamente com os alunos, da direção fotográfica de um curta-metragem. Regaste e exercício do conhecimento técnico, teórico e estético que foi desenvolvido ao longo das oficinas e das disciplinas teóricas de fotografia. Nesse processo, os alunos deverão formar uma equipe de fotografia e iluminação, desenvolver um mapa de luz que traduza esteticamente os valores centrais do roteiro, fazer a montagem da iluminação utilizando as fontes e recursos adequados, e controlar em cada sequência a exposição de luz. |
Língua brasileira de sinais2Desenvolvimento da expressão visual e espacial para comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Introdução ao léxico, fonologia, morfologia e sintaxe da Língua Brasileira de Sinais. |
Linguagem e crítica do cinema e audiovisual IA Linguagem do cinema e do audiovisual. Aspectos iniciais da formação da linguagem cinematográfica com ênfase na constituição da decupagem clássica e dos dispositivos de articulação de sentido, tais como: elipses, metonímia, continuidade, planificação, movimentos, espaço off e outros. As principais manifestações expressivas do cinema e do audiovisual. A análise e interpretação de produções. Os principais conceitos que permeiam a discussão das artes cinematográficas e audiovisuais. Estudo pormenorizado de algumas obras dos principais criadores de obras audiovisuais e cinematográficas. Discussão sobre a linguagem audiovisual em suas formas estandardizadas e expandidas. |
Linguagem e crítica do cinema e audiovisual IIAnalisa o desenvolvimento da linguagem e das formas expressivas da história do cinema e do audiovisual, desde suas origens, na perspectiva de sua inserção no contexto cultural contemporâneo. Aborda os principais conceitos e manifestações da estética do cinema e do audiovisual e a relação desse meio com as práticas artísticas do século XX. A partir dos primeiros cinemas e dos movimentos pioneiros de vídeo-arte nos anos 1960 e 1970, chega-se aos dias atuais, em que a imagem e o som eletrônicos são onipresentes. Análise fílmica para identificação de elementos aplicados da linguagem cinematográfica. Partindo dos conceitos teóricos básicos da linguagem cinematográfica narrativa clássica. Introdução ao pensamento crítico do cinema, através de métodos de aproximação com a análise fílmica, a partir de exemplos concretos e da história da teoria e crítica do cinema (brasileiro e mundial). |
Linguagem e crítica do cinema e audiovisual IIIA linguagem no cinema moderno e no cinema contemporâneo. O sentido e a decupagem. A articulação espaço-temporal e a realidade. Discussão do papel e dos lugares da crítica – |
2 Libras, conforme decreto 5.626, de 22/12/2005.
mais especificamente da crítica cinematográfica – na atualidade. As relações entre a crítica, a análise e a interpretação dos filmes. Apresentação de diversas abordagens analíticas: a análise textual, a análise narratológica, a análise de filmes e a análise de obras pictóricas e musicais, a análise de filmes e a psicanálise. Prática analítica plano-a-plano. |
Literatura e audiovisualA história do cinema e do audiovisual e sua relação com a literatura. O universo das adaptações literárias. Apropriação, direta e indiretamente, de romances, novelas, contos, peças e poemas pelas obras audiovisuais. Aspectos históricos e estilísticos, sistemas representacionais e especificidades semióticas de cada meio. Formas de concepção e a relação entre literatura e audiovisual. |
Narrativa seriadaAs formas de narrativas ficcionais seriadas. Especificidades e conceitos da trama em série, seriado, minissérie, piloto, episódio e temporada. Gêneros de ficção seriada: semelhanças, diferenças, hibridismo. Os conceitos de act-outs, beats, ganchos, peripécias e clímax. Novas formas de narrativa transmídia, especificidades da roteirização, realização para ambientes multiplataforma. Análise de narrativas ficcionais de obras seriadas. |
O ator e a câmeraAs correntes realistas de interpretação e o trabalho de ator. Improvisação e criação. Principais conceitos de Stanislavski: fé cênica, memória emotiva, superobjetivo, construção da personagem, partitura, ações físicas. A relação entre o ator e a câmera. Do texto a construção da personagem cinematográfica. |
O cinema e seus autores IA política dos autores e o cinema de autor. Estudo da obra fílmica de um autor cinematográfico, em suas vertentes estéticas, políticas, éticas e históricas. |
O cinema e seus autores IIOs cinemas novos e seu impacto no cinema de autor. O autor no cinema moderno e contemporâneo. Estudo da obra fílmica de um autor cinematográfico, em suas vertentes estéticas, políticas, éticas e históricas. |
Oficina de assistência de direção e continuidadeEquipe de direção: assistência de direção e continuidade. Ordem do dia, figuração, organização de equipe. Boletins de continuidade. Planejamento e exercícios de realização. |
Oficina de computação gráficaA formação da imagem digital. Imagem, percepção, cinema e efeitos especiais. Tratamento de imagens. Princípios e fundamentos da composição digital. Correção de cor. Programas para finalização, animação, infografia e efeitos videográficos. |
Oficina de criação audiovisual no campo expandido |
A linguagem audiovisual deslocada para o campo expandido dos seus aparatos. O dispositivo audiovisual como campo de exploração estética. A criação de novos aparatos técnicos de som e imagem. Os processos de mediação audiovisual a partir de suas dimensões epistemológicas, políticas e cognitivas. O aparato audiovisual pensado em relação à arqueologia da mídia e às tecnologias digitais. |
Oficina de criação de efeitos sonorosO conceito de efeitos sonoros e o uso dos efeitos de som no cinema, fundamentos da captação, edição e produção de efeitos sonoros para cinema; exercícios de efeitos sonoros. Plataformas de produção de efeitos sonoros. Análise dos efeitos sonoros no cinema. Produção de efeitos sonoros. |
Oficina de criação de jogosOs jogos eletrônicos e as formas narrativas. Desenvolvimento de roteiros, análise de alternativas gráficas, As alternativas tecnológicas. A análise dos games. A criação de projetos de games. |
Oficina de criação e experimentação: corpo e audiovisualDe caráter laboratorial, esta disciplina, propõe a pesquisa e o desenvolvimento de uma prática artística fundamentada nas relações entre corpo e audiovisual. Em diálogo com as tendências da produção cinematográfica/audiovisual contemporânea, propomos um laboratório de experimentação e criação, no qual os alunos de diferentes cursos do ICA, poderão desenvolver seus processos de criação a partir das investigações corpo|audiovisual. |
Oficina de crítica cinematográficaCaracterísticas da crítica cinematográfica. Análise de textos críticos. O estilo na crítica. Exercício periódico de escrita de textos críticos. |
Oficina de decupagem para cinema e audiovisual IDecupagem clássica: continuidade, transparência, climas. Construção espaço-temporal. Planejamento de decupagem: roteiro técnico, planta baixa, storyboard. Exercícios de decupagem em cinema e audiovisual. |
Oficina de decupagem para cinema e audiovisual IIO papel da decupagem no cinema de gênero. Movimentos de câmera e construção de climas. Foco, fora de quadro, profundidade de campo. Exercícios de decupagem em distintos gêneros cinematográficos. |
Oficina de direção de atores para cinema e audiovisualPreparação de atores para cinema. Relações entre ator-direção; ator-câmera; ator-roteiro. Ator e criação: ação física; partitura de criação; impulso; estímulo e partitura; ação-respiração; corpo e intensidade; fluidez e espontaneidade; atuação e presença; corporeidade e naturalismo. Os laboratórios de criação no cinema e suas relações de colaboração e cocriação. |
Oficina de edição e montagem de som |
A relação entre os materiais de imagem e som. Edição e montagem dos elementos sonoros: monólogos e diálogos (som direto e dublagem), narração, música, incidentais, efeitos, ambientes e silêncios. As possibilidades de criação quando o som determina corte e duração dos planos visuais. Corte duplo, sound-flow e overlapped dialogues. Relações imagético-sonoras de empatia e anempatia. Lutas de poder: efeito videoclipe e efeito circo. |
Oficina de fotografia e iluminação IIO papel estético e expressivo da luz no cinema, a partir de diferentes escolas e movimentos cinematográficos; a forma como a iluminação é utilizada para criar uma atmosfera estética e/ou narrativa. As diferentes técnicas de montagem e as possibilidades de utilização da luz como instrumento de contextualização dramática. As especificidades da iluminação na prática do documentário. Estudo avançado do material sensível, ensinando os alunos a medir a temperatura de cor das fontes e dos suportes sensíveis, a utilizar filtros de correção e equilibrar a tonalidade de luz num cenário ou ambiente. |
Oficina de fotografia e iluminação IIIO processo geral da correção de cor no universo da pós-produção de cinema e vídeo; os principais conceitos e técnicas, a evolução histórica das tecnologias (do fotoquímico ao digital), bem como a teoria física das cores e o embasamento estético de fotografia digital, como base do trabalho de correção de cor para cinema e TV digital. |
Oficina de roteiro adaptadoAs características universais do processo narrativo. O específico da narrativa audiovisual, considerando as matrizes sonora, visual e verbal. A criação de obras narrativas audiovisuais com imagens técnicas considerando os campos estético, técnico e dramático. A estruturação narrativa a partir de outras obras artísticas ou mídias (literatura, teatro, música, HQs, jogos, etc.). Elaboração e formatação de roteiros adaptados. |
Processo de criação: teoria e análiseA disciplina visa oferecer reflexões teóricas sobre os processos de criação artísticos, para que esses percursos possam ser compreendidos em sua complexidade e diversidade. Como redes complexas em construção, os processos serão discutidos a partir do diálogo entre as artes, comunicação e a filosofia. |
Produção IAs diversas etapas da produção cinematográfica, funções da equipe, terminologia técnica/materiais e equipamentos usados, estúdios e laboratórios |
Produção IIOs principais formatos, bitolas e sistemas para cinema e TV. Resolução e ranking de formatos. Comparação entre filme e vídeo. Formas fílmicas: filme narrativo e não narrativo. Etapas de produção. As equipes técnicas e artísticas em cada etapa de produção. O papel dos chefes de equipe. A importância do produtor e do roteirista, além do diretor. Quem é o “autor” de um filme? |
Realização em cinema e audiovisual I |
Curso de iniciação à Direção Cinematográfica, com ênfase na realização. Desenvolvimento dos conceitos e processos de produção e direção. Início, meio e fim da realização de um filme. |
Realização em cinema e audiovisual IIDiretor, o ator e seu relacionamento profissional; escolas, teorias e métodos de interpretação; teatro, cinema e TV; dramatização no filme de ficção; dramatiza’~ao no filme documentário. |
Realização em cinema e audiovisual IIIA formação de diretores de arte exige um conhecimento mínimo de história geral e de história da arte, para uma concepção visual dos filmes mais adequada. Este curso tem por finalidade introduzir diretrizes que permitam um futuro aprofundamento nas pesquisas necessárias para se trabalhar determinado período histórico e artístico. |
Realização em cinema e audiovisual IVO cinema ficção como gênero. Panorama das escolas. O cinema ficcional brasileiro. A elaboração de proposta de cinema ficcional. Realização de uma ficção em digital. |
Realização em cinema e audiovisual VO cinema documentário como gênero. Panorama das escolas de documentário. O documentário brasileiro. A elaboração de proposta de documentário. Realização de documentário em digital. |
Realização em cinema e audiovisual VICaracterísticas estruturais e modos construtivos que marcam as formas expressivas atuais do cinema e das mídias eletrônicas. O cinema e o audiovisual e as vanguardas artísticas. Movimentos contemporâneos. A imagem artística. Opacidade e transparência. O narrativo e a não narratividade. Naturalismo. O audiovisual experimental. O cinema e os novos dispositivos da imagem. As mudanças ocorridas no conceito de audiovisual com o surgimento das tecnologias digitais e da telemática. As experiências multimidiáticas e intermidiáticas. Mídias Móveis. A convergência e sobreposição de linguagens na passagem da cultura das mídias analógicas para a cultura das mídias digitais. |
Relações Étnico-Raciais e AfricanidadesNegritude e pertencimento étnico. Conceitos de africanidades e afrodescendência. Cosmovisão africana: valores civilizatórios africanos presentes na cultura brasileira. Ancestralidade e ensinamentos das religiosidades tradicionais africanas nas diversas dimensões do conhecimento no Brasil. Introdução à geografia e história da África. As origens africanas e as nações africanas representadas no Brasil. O sistema escravista no Brasil e no Ceará. Aportes dos africanos à formação social e cultural do Brasil e do Ceará. Personalidades africanas, afrodescendentese da diáspora negra que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento. Contexto das Ações Afirmativas hoje. Atualização do legado africano no
Brasil. Desconstrução de preconceitos e desdobramentos teórico-práticos |
para a atuação do profissional na sua área de inserção no mercado de trabalho. |
Seminário avançado – arte e tecnologia IA arqueologia da mídia. A ubiquidade computacional e as perspectivas que se abrem para a mediação audiovisual. As questões que surgem da interatividade e do corpo à luz das artes digitais. Será possível abordar um recorte específico desta temática abrangente. Será possível abordar um recorte específico desta temática abrangente. |
Seminário avançado – arte e tecnologia IITransformações do estatuto da arte, do imaginário e da experiência estética, a partir da sua relação com as tecnologias digitais. Processos de virtualização, simulação e imersão em realidade virtual. O estatuto da imagem no contexto da realidade cíbrida, das redes de comunicação fixas e móveis. Será possível abordar um recorte específico desta temática abrangente. |
Seminário avançado em realizaçãoProcessos de criação no cinema contemporâneo. Percursos individuais e coletivos. Novas formas de produção e de realização audiovisual. |
Som IO som como recurso da linguagem audiovisual. Som e edição: os softwares usados em edição e sua operação considerando as tecnologias aplicadas ao som, tipos de processamento do som, equalização, mixagem, masterização e conformação do material para diferentes mídias. Análise e a construção da linguagem sonora do filme: percepção sonora e espaço acústico; o som e a construção do espaço no filme; a linguagem do som no filme; relação sons organizados e ruídos; possibilidades estéticas da continuidade e da descontinuidade do som no filme. |
Som IIIntrodução aos aspectos físicos e técnicos do som. Características da onda sonora; noções de acústica; características do som; características e funcionamento dos equipamentos de gravação analógicos e digitais. O trabalho da equipe de som: equipe de som e o set de gravações (funções e relações); análise de roteiro com base no som; construção da linguagem sonora do filme; escolha, cuidados e uso dos equipamentos; catalogação e armazenamento do material sonoro; exercícios práticos de gravação. |
Teoria da imagemO estatuto sígnico e ontológico da imagem (a imagem como forma de pensamento, como recurso estético e discursivo nas artes e na comunicação). As dimensões estética, ética e política da imagem. O dispositivo e as mediações tecnológicas da imagem. As eras e os paradigmas da imagem: os diferentes modos de ser do visível. A imagem fotográfica e o cinema; a imagem eletrônica e a digital. As passagens entre as imagens. Simulação e ciberespaço: a emergência da imagem-objeto. |
Teoria e história do cinema e audiovisual I |
A história do cinema e do audiovisual, desde seus antecedentes (pré-cinemas) até o surgimento da TV vista a partir do instrumental teórico elaborado paralelamente ao desenvolvimento das técnicas e linguagens cinematográficas e audiovisuais. |
Teoria e história do cinema e audiovisual IIA história do cinema e do audiovisual, do surgimento do videoteipe ao surgimento das mídias digitais, vista a partir do instrumental teórico elaborado paralelamente ao desenvolvimento das técnicas e linguagens cinematográficas e audiovisuais. |
Teoria e história do cinema e audiovisual IIIA história do cinema e do audiovisual, no atual contexto histórico (cibercultura) e com as novas possibilidades introduzidas pelas mídias digitais mídias digitais, vista a partir do instrumental teórico elaborado paralelamente ao desenvolvimento das técnicas e linguagens cinematográficas e audiovisuais. |
Tópicos avançados em cinemas clássicosOs primeiros cinemas. A formação de linguagens. Os marcos de formação do cinema como obra de arte. A perspectiva da indústria e a formação de uma referência estética. As influências desses cinemas nas cinematografias modernas e contemporâneas. |
Tópicos avançados em cinemas contemporâneosAs vertentes estéticas da produção contemporânea do cinema. As produções fora dos grandes circuitos da indústria cinematográfica. Leituras de conjunto de obras de realizadores. Análise de cinematografias contemporâneas e perspectivas do cinema. |
Tópicos avançados em cinemas modernosOs cinemas do Pós-Guerra. Imagem-Tempo. Neo-realismo. Nouvelle Vague. Cinema Novo. Cinema de autor. Cinema novo no Brasil. O novo cinema alemão. |
Tópicos avançados em cinematografias IOs cinemas nacionais como resistência. A análise do contexto histórico, estético e político de um recorte geopolítico da cinematografia mundial e seus principais realizadores. |
Tópicos avançados em cinematografias IICinema e nação. Escolha da cinematografia de um país, para análise do contexto histórico, estético e político de sua produção audiovisual e seus principais realizadores. |
Tópicos avançados em economia e política do cinema e audiovisualCaracterísticas econômicas dos produtos audiovisuais. Panorama e análise do mercado cinematográfico e audiovisual contemporâneo. Repartição de receitas entre os agentes econômicos. A política cinematográfica no Brasil. Leis de Incentivo para o Audiuovisual. O papel da Agência Nacional do Cinema e outras instituições governamentais. Mercados internacional e transnacional. |
Tópicos especiais de som IAcústica física. Acústica fisiológica. Psicoacústica. Acústica arquitetônica. Eletroacústica. |
Tópicos especiais de som IITecnologias de captação de som para cinema e audiovisual. Aprendizagem de técnicas de captação de som. Práticas. |
Tópicos especiais de som IIITecnologias de pós-produção de som para cinema e audiovisual. Aprendizagem de técnicas de pós-produção sonora. Práticas. |
Tópicos especiais em arte e tecnologia IQuestões que surgem das relações entre a arte, a tecnologia, as imagens e os sons dentro de um campo específico, tais como: a arqueologia da mídia, o conceito de tecnologia, os processos de criação, produção e distribuição de imagens e sons. Novas configurações de aparatos e os dispositivos audiovisuais. Imagens e sons em rede. Será possível abordar um recorte restrito desta temática abrangente. |
Tópicos especiais em arte e tecnologia IIQuestões que surgem das relações entre a arte, a tecnologia, as imagens e os sons, dentro de um campo específico, tais como: o papel do artista em relação à tecnologia e à cultura contemporânea, os regimes de sentido do audiovisual, as teorias, estéticas e questões que surgem das relações entre ciência, arte e tecnologia. Será possível abordar um recorte restrito desta temática abrangente. |
Tópicos especiais em cinema brasileiro IAspectos estéticos, políticos e históricos do cinema brasileiro. A trajetória do cinema brasileiro. O cinema brasileiro contemporâneo. Estudo de um período específico da história do cinema brasileiro: o cinema de estúdio, as chanchadas, o cinema novo, o cinema marginal, a Embrafilme, a pornochanchada, a Boca do Lixo, o Cinema da Retomada, o novíssimo cinema brasileiro. |
Tópicos especiais em cinema brasileiro IIAspectos estéticos, políticos e históricos do cinema brasileiro. A trajetória do cinema brasileiro. O cinema brasileiro contemporâneo. Estudo de um autor específico do cinema brasileiro, através da análise de sua filmografia. |
Tópicos especiais em teoria do cinema e audiovisual ICartografia da teoria do cinema e do audiovisual. Os principais pensadores, as principais ideias. Estudo intensivo de um pensador: obras, pressupostos, conceitos, ideias, referências. |
Tópicos especiais em teoria do cinema e audiovisual IIA teoria do cinema e do audiovisual em diálogo com outras disciplinas. As escolas de pensamento. Estudo intensivo de uma escola de pensamento: atores, pressupostos, conceitos, ideias, referências. |
Tradução intersemióticaTradução Intersemiótica e as teorias Roman Jakobson. Discriminação e definição dos tipos de tradução: a interlingual, a intralingual e a intersemiótica. A definição de tradução |
Intersemiótica ou ‘transmutação’ e os tipos de signos. Artes (música, dança, o cinema pintura, etc) e seus códigos e linguagens. As teorias da tradução em Peirce. Os signos e as traduções intersimióticas. |
Trilha sonoraAbordagens estéticas. Paisagem sonora. Análise de obras sonoras e audiovisuais. Criação sonora para cinema e audiovisual. |
2. Metodologias de Ensino e de Aprendizagem
A proposta pedagógica do Curso de Cinema e Audiovisual busca fomentar a autonomia de formação, a criação colaborativa e a articulação entre pensamento e produção. Entende-se que os estudantes são atores de sua formação tanto nas disciplinas quanto ao longo do curso.
Nas diferentes disciplinas, os estudantes são estimulados a desenvolver projetos articulando seus interesses específicos com a proposta geral da disciplina. A carga horária do curso deixa ampla abertura para as disciplinas optativas e livres, de modo a solicitar aos estudantes a reflexão sobre a melhor forma de construir sua formação, escolhendo disciplinas da matriz curricular do Curso de Cinema e Audiovisual ou nas demais unidades acadêmicas da UFC.
Compreende-se ainda que cinema e audiovisual constituem um campo majoritariamente de atuação coletiva, dessa forma os processos coletivos de criação, colaboração e formação de equipes devem ser vivenciados cotidianamente nas atividades do curso.
Diante das restrições ao ensino presencial durante o período de pandemia e em acordo com as diretrizes do Plano Pedagógico Emergencial, combinadas com os princípios norteadores do curso, adotam-se algumas práticas no ensino remoto: a carga horária das disciplinas divide-se entre encontros síncronos e assíncronos, disponibilizando-se para o discente material de leitura e material audiovisual a serem analisados em cada componente curricular. Os encontros síncronos são quase sempre gravados e disponibilizados aos matriculados, de modo a tentar minimizar as perdas de conteúdo devido às precárias condições de acesso de grande parte de nosso corpo discente.
Tal como no percurso de formação durante o curso, os professores se utilizam de metodologias ativas nos seus processos de ensino, buscando fazer com que os estudantes sejam protagonistas do seus processos de aprendizagem. Como já foi observado, são usadas propostas de trabalho em grupo para desenvolver a habilidade do gerenciamento de equipes e a produção coletiva, aulas expositivas dialogadas pensando na relação do campo com outras artes e com suas dimensões éticas, sociais, políticas e filosóficas, entre outros debates e reflexões no campo da criação.
O colegiado e a representação estudantil definem quais disciplinas práticas podem ser adaptadas ao formato remoto. Alguns componentes de carga horária prática não serão ofertados durante o período, uma vez que o acesso aos equipamentos (câmeras, tripés, microfones, gravadores de som, entre outros) não é viável, assim como as atividades presenciais em grupo. Destacamos que a realização audiovisual é atividade essencialmente coletiva, e para manter as medidas restritivas de circulação, alguns exercícios estão suspensos durante o período. Por outro lado, estimula-se o compartilhamento de atividades por meio digital, usando as plataformas disponibilizadas pela instituição: SIGAA, Solar e Google (Meet e Classroom).
3. Integralização Curricular
Corresponde à ordenação das disciplinas semestre a semestre, com a respectiva quantidade de créditos e os pré-requisitos, quando necessários, e somente quando necessários, e as equivalências, quando no curso existir mais de um currículo em andamento. Ao informar a quantidade de créditos, diz-se a quantidade total de créditos por disciplina, bem como desse total, quantos são teóricos e quantos são práticos. As equivalências são feitas do currículo novo com o currículo antigo e vice-versa, para facilitar o fluxo de estudantes na fase de transição de currículos. O curso inclui, como optativa, a disciplina LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, de acordo com o Decreto Federal nº. 5.626 de 22/12/2005; a disciplina EDUCAÇAO EM DIREITOS HUMANOS de acordo com a Lei de Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, instituída pela Resolução CNE/CP 1/2012; a disciplina RELAÇOES ETNICO-RACIAIS E AFRICANIDADES de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Resolução CNE/CP 1/2004; e a disciplina EDUCAÇAO AMBIENTAL de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Resolução CNE/CP 2/2012.
11.1 Disciplinas Obrigatórias
COD. | DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS | CrT | CrP | Total de créditos | Total de horas | Oferta | Pré-requisito | Equivalência |
SEMESTRE I | ||||||||
ICA1302 | Teorias e estéticas da arte | 4 | 0 | 4 | 64 | SEMESTRAL | Não | ICA0804 e ICA0829 |
ICA1303 | Teorias e estéticas clássicas do cinema e audiovisual | 4 | 0 | 4 | 64 | SEMESTRAL | Não | ICA0805 e ICA0812 |
ICA1304 | Teorias e estéticas contemporâneasdo cinema e audiovisual I | 4 | 0 | 4 | 64 | SEMESTRAL | Não | ICA0837 eICA2832 |
ICA1305 | Oficina de roteiro | 2 | 2 | 4 | 64 | MODULAR | Não | ICA0802 e ICA0814 |
ICA1306 | Oficina de produção | 2 | 2 | 4 | 64 | MODULAR | Não | ICA0813 e ICA0835 |
TOTAL CRÉDITOS OBRIG SEM I | 16 | 4 | 20 | 320 | ||||
SEMESTRE II | ||||||||
ICA1307 | Teorias e estéticas modernas do cinema e audiovisual | 4 | 0 | 4 | 64 | SEMESTRAL | Não | ICA0807 e ICA0836 |
ICA1308 | Teorias e estéticas contemporâneas do cinema e audiovisual II | 4 | 0 | 4 | 64 | SEMESTRAL | Não | ICA0828 e ICA0834 |
ICA1309 | Oficina de som | 1 | 3 | 4 | 64 | MODULAR | Não | ICA0830 eICA0850 |
ICA1310 | Oficina de fotografia e iluminação I | 2 | 2 | 4 | 64 | MODULAR | Não | ICA0810 |
ICA1311 | Oficina de realização em cinema e audiovisual | 2 | 2 | 4 | 64 | MODULAR | Não | ICA0800 |
TOTAL CRÉDITOS OBRIG SEM II | 13 | 7 | 20 | 320 | ||||
SEMESTRE III |
ICA1312 |
Oficina de edição e montagem | 2 | 2 | 4 | 64 |
MODULAR |
Não | ICA0811 eICA0832 |
ICA1313 |
Oficina de dispositivos audiovisuais | 1 | 3 | 4 | 64 |
MODULAR |
Não | ICA2836 e ICA2829 |
ICA0496 |
Metodologia de pesquisa em arte, filosofia e ciências | 4 | 0 | 4 | 64 |
SEMESTRAL |
Não | |
TOTAL CRÉDITOS OBRIG SEM III | 7 | 5 | 12 | 192 | ||||
SEMESTRE IV | ||||||||
ICA1314 |
Ateliê de realização em cinema e audiovisual I | 4 | 4 | 8 | 128 |
SEMESTRAL |
Não | ICA0809 eICA0831 eICA2414 |
TOTAL CRÉDITOS OBRIG SEM IV | 4 | 4 | 8 | 128 | ||||
SEMESTRE V | ||||||||
ICA1315 |
Ateliê de realização em cinema e audiovisual II | 4 | 4 | 8 | 128 |
SEMESTRAL |
Não | ICA0854 e ICA2830 |
TOTAL CRÉDITOS OBRIG SEM V | 4 | 4 | 8 | 128 | ||||
SEMESTRE VI | ||||||||
ICA1316 |
Economia e política do cinema e do audiovisual | 4 | 0 | 4 | 64 |
SEMESTRAL |
Não | ICA0806 |
ICA0520 |
Estágio Obrigatório em Cinema e Audiovisual | 0 | 4 | 64 | ICA1302 e ICA1303 e ICA1304 e ICA1305 e ICA1306 | ICA1364 | ||
TOTAL CRÉDITOS OBRIG SEM VI | 4 | 4 | 8 | 128 | ||||
SEMESTRE VII | ||||||||
ICA1317 |
Pesquisa e elaboração de projetos em cinema e audiovisual | 3 | 1 | 4 | 64 |
SEMESTRAL |
Todas as obrigatórias | |
TOTAL CRÉDITOS OBRIG SEM VII | 3 | 1 | 4 | 64 | ||||
SEMESTRE VIII | ||||||||
ICA1363 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 0 | 16 | 16 | 256 | Pesquisa e elaboração de projetos em cinema e audiovisual | ||
TOTAL CRÉDITOS OBRIG SEM VIII | 0 | 16 | 16 | 256 |
TOTAL DISC OBR |
51 |
41 | 92 |
1472 |
||||
COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS | ||||||||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
0 |
8 | 8 |
128 |
||||
CRÉDITOS OBRIG MÍNIMOS |
51 |
53 | 104 |
1664 |
11.2 Disciplinas optativas
COD. | NOME DA DISCIPLINA | CrT | CrP | Créd. | Total dehoras | OFERTA | Pré-requisito | Equivalência | ||||||||
ICA0822 | A voz no audiovisual |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
ICA1325 | A voz no audiovisual |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR | ||||||||||
Análise fílmica |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | |||||||||||
ICA0859 | Análise Fílmica I |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | ||||||||||
ICA1366 | Arte contemporânea brasileira |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | ||||||||||
Arte contemporânea: história, teoria e crítica |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | |||||||||||
ICA0820 | Audiovisual e Artes do Corpo |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
ICA0852 | Cenografia para cinema e audiovisual |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
ICA0807 | Cinema e pensamento |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
Cinema e pensamento I |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | |||||||||||
ICA0836 | Cinema e pensamento II |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
ICA1318 | Cinema e sociedade |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | ||||||||||
Cinema latino-americano |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | |||||||||||
ICA0803 | Comunicação e audiovisual I |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
ICA1319 | Corpo e audiovisual |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | ||||||||||
ICA1326 | Criação de efeitos sonoros |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR | Oficina de som | |||||||||
ICA0844 | Criação e produção artística em redes telemáticas |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
ICA0845 | Criação em audiovisual para mídias móveis |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
ICA1349 | Crítica e curadoria em cinema e audiovisual |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR | ||||||||||
Documentário brasileiro |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR | |||||||||||
ICA0802 | Dramaturgia e narrativa em cinema e audiovisual I |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR | ||||||||||
ICA0814 |
Dramaturgia e narrativa em cinema e audiovisual II |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0847 |
Dramaturgia e narrativa em cinema e audiovisual III |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0811 |
Edição e montagem I |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0832 |
Edição e montagem II |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0848 |
Edição e montagem III |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA2828 |
Edição e montagem IV |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
PRG0003 |
Educação ambiental |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
PRG0004 |
Educação em Direitos Humanos |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0818 |
Estéticas Sonoras |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0804 |
Estética e história da arte I |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0829 |
Estética e história da arte II |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA2831 |
Estética e história da arte III |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA1320 |
Estéticas sonoras I |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
Estéticas sonoras II |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
ICA0818 | ||
ICA0806 |
Ética e legislação em cinema e audiovisual |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0801 |
Fotografia e iluminação I |
0 |
2 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0810 |
Fotografia e iluminação II |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0846 |
Fotografia e iluminação III |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Gêneros cinematográficos |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
ICA0841 |
Intervenção urbana e audiovisual |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA1350 |
Intervenção urbana e audiovisual |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA1367 |
Laboratório de cinema de exposição |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA2837 |
Laboratório de criação: o ator cocriador |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Laboratório de direção cinematográfica contemporânea |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
ICA1321 |
Laboratório de dispositivos audiovisuais |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Laboratório de efeitos especiais |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
Oficina de edição e montagem | ||
ICA1372 |
Laboratório de encenação audiovisual |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
Oficina de realização em cinema e audiovisual | |
Laboratório de escrita |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
ICA1351 |
Laboratório de interfaces audiovisuais |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Laboratório de jogos |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
ICA0827 |
Laboratório de mídias digitais |
0 |
2 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0838 |
Laboratório de mídias digitais II |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA2829 |
Laboratório de mídias digitais III (jogos) |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
ICA1323 |
Laboratório de obras tridimensionais e audiovisual |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Laboratório de programação para audiovisual |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
ICA1352 |
Laboratório de projetos em cinema e audiovisual |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
Oficina de realização em cinema e audiovisual | |
ICA1322 |
Laboratório de realização documental |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
Oficina de realização em cinema e audiovisual | |
ICA1327 |
Laboratório de roteiro (ficção) |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA1328 |
Laboratório de roteiro (não-ficção) |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA1353 |
Laboratório em expressões contemporâneas |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Laboratório em fotografia e iluminação |
0 |
2 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
PD0077 |
Língua brasileira de sinais |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0837 |
Linguagem e crítica do cinema e audiovisual II |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA2832 |
Linguagem e crítica do cinema e do audiovisual III |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0812 |
Linguagem e crítica do cinema e do audiovisual I |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0825 |
Literatura e audiovisual |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0821 |
Narrativa seriada |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
ICA1329 |
|
ICA1329 |
Narrativa seriada |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
ICA0821 |
|
ICA0855 |
Narrativa transmídia |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
O ator e a câmera |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
ICA1300 |
O cinema e seus autores I |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
O cinema e seus autores II |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
ICA0851 |
Obras tridimensionais e audiovisual |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA1405 |
Oficina de assistência de direção e continuidade |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Oficina de computação gráfica |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
ICA2836 |
Oficina de criação audiovisual no campo expandido |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA1357 |
Oficina de criação de efeitos sonoros |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
ICA2834 |
|
ICA2834 |
Oficina de criação de efeitos sonoros |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0849 |
Oficina de criação de jogos |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
Oficina de criação e experimentação: corpo e audiovisual |
0 |
4 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Oficina de crítica cinematográfica |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
ICA1299 |
Oficina de decupagem para cinema e audiovisual I |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
Oficina de realização em cinema e audiovisual |
|
Oficina de decupagem para cinema e audiovisual II |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
Oficina de realização em cinema e audiovisual |
ICA1324 |
Oficina de direção de atores para cinema e audiovisual |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Oficina de edição e montagem de som |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
Oficina de som e Oficina de edição e montagem | ||
Oficina de fotografia e iluminação II |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
Oficina de fotografia e iluminação III |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
ICA0819 |
Oficina de Interpretação de Atores para Cinema eAudiovisual I |
0 |
2 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA2835 |
Oficina de interpretação de atores para cinema e audiovisual I |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0833 |
Oficina de Interpretação de Atores para Cinema e Audiovisual II |
0 |
4 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0857 |
Oficina de realização de projetos em cinema e audiovisual II |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA1340 |
Oficina de realização documental |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0815 |
Oficina de Roteiro |
0 |
2 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0853 |
Oficina de roteiro (não-ficção) |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0839 |
Oficina de roteiro adaptado |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA1354 |
Oficina de roteiro adaptado |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0826 |
Oficina de Vídeo | 2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0858 |
Processo de criação: teoria e análise |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0813 |
Produção I |
0 |
2 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0835 |
Produção II |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0816 |
Projetos em Cinema e Audiovisual |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA1358 |
Projetos em cinema e audiovisual |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
ICA0816 | |
ICA0800 |
Realização em cinema e audiovisual I |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0809 |
Realização em cinema e audiovisual II |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0831 |
Realização em cinema e audiovisual III |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA2414 |
Realização em cinema e audiovisual IV |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0854 |
Realização em cinema e audiovisual V |
3 |
1 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA2830 |
Realização em cinema e audiovisual VI |
2 |
2 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
PRG0002 |
Relações étnicos-raciais e africanidades |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Seminário avançado – arte e tecnologia I |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Seminário avançado – arte e tecnologia II |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Seminário avançado em realização |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
ICA0842 |
Sociologia e audiovisual |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
ICA0830 |
Som I |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0850 |
Som II |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA1341 |
Teoria da imagem |
3 |
1 |
4 |
64 |
MODULAR |
ICA2838 |
|
ICA0805 |
Teoria e história do cinema e audiovisual I |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0828 |
Teoria e história do cinema e audiovisual II |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA0834 |
Teoria e história do cinema e audiovisual III |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
Tópicos avançados em cinemas clássicos |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Tópicos avançados em cinemas contemporâneos |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Tópicos avançados em cinemas modernos |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Tópicos avançados em cinematografias I |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Tópicos avançados em cinematografias II |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Tópicos avançados em economia e política do cinema e audiovisual |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
Tópicos especiais de som I |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
ICA1339 |
Tópicos especiais de som II |
0 |
2 |
2 |
32 |
MODULAR |
Oficina de som |
|
Tópicos especiais de som III |
0 |
2 |
2 |
32 |
MODULAR |
Oficina de som |
ICA1309 |
|
Tópicos especiais em arte e tecnologia I |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
Tópicos especiais em arte e tecnologia II |
1 |
1 |
2 |
32 |
MODULAR |
|||
ICA1301 |
Tópicos especiais em cinema brasileiro I |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA1356 |
Tópicos especiais em cinema brasileiro II |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
Tópicos especiais em teoria do cinema e audiovisual I |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
|||
ICA1355 |
Tópicos especiais em teoria do cinema e audiovisual II |
4 |
0 |
4 |
64 |
MODULAR |
||
ICA0840 |
Tradução intersemiótica |
2 |
0 |
2 |
32 |
MODULAR |
||
ICA1359 |
Trilha sonora |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
ICA2833 |
|
ICA2833 |
Trilha sonora |
1 |
3 |
4 |
64 |
MODULAR |
ICA1359 |
1. Acompanhamento e Avaliação
1.1. Dos Processos de Ensino e de Aprendizagem
O estudante, para ser aprovado em disciplina, deve atender a duas exigências, assiduidade e eficácia, conforme Regimento Geral da UFC. No que diz respeito à assiduidade, a frequência mínima é de 75% (setenta e cinco por cento). A verificação da eficácia será realizada de forma progressiva, ao longo do semestre letivo e utilizará as formas de avaliação previstas no “plano de disciplina”. De acordo com a metodologia adotada para a disciplina, o professor poderá exigir trabalhos escritos, apresentações orais e realização e exposição de obras audiovisuais. O estudante que não atingir a média 7,0 (sete) em suas avaliações parciais terá direito a prova final. Para ser aprovado em final, o estudante deve tirar nota mínima igual a 4,0 (quatro) e média final mínima igual a 5 (cinco). A média final do estudante é calculada pela fórmula:
MF = NAF + ∑NAP/n
2
onde: MF = Média Final;
NAF = Nota de Avaliação Final;
NAP = Nota de Avaliação Progressiva;
n = Número de Avaliações Progressivas.