PERFIL PROFISSIONAL DE EGRESSO
A produção contemporânea do cinema e do audiovisual tem um amplo espectro de ação, tendo como elemento estratégico os novos formatos tecnológicos do audiovisual e sua matriz cinematográfica, na medida em que produção, distribuição e recepção desses produtos passam por esferas tecnológicas do universo digital e do sistema em rede, colocando para a exibição novos contextos, que vão além das salas de cinema. Isso significa entender o cinema dentro do circuito de salas de exibição, de salas de cineclubes e de festivais, mas também fora dele: dentro de museus, de espaços urbanos, em galerias, etc. E também o audiovisual em suas diferentes esferas de intervenção, em sistemas de redes informacionais, televisão, circuitos fechados, e no diálogo direto com as artes visuais, a música, a pintura, a literatura, o teatro.
Desse modo, realizadores e realizadoras oriundos do curso de Cinema e Audiovisual da UFC deverão estar aptos a desenvolver e realizar projetos na área do cinema e do audiovisual, ter as habilidades técnicas, mas, principalmente, ser um/uma profissional que tem uma compreensão ampla e rigorosa de todo processo de criação, produção, realização, financiamento e distribuição que envolve a imagem e o som, dentro de uma perspectiva estética, ética, política. O perfil de egresso/a deve ser não apenas o de quem tem competência para realização técnica, que desenvolve e elabora obras de cinema e audiovisual, mas principalmente o de competência para realização crítica, que põe em discussão o papel do audiovisual na sociedade contemporânea, e de realização ética, com capacidade para gerir recursos públicos para as produções audiovisuais, cujos trabalhos colocam em debate a sociedade na qual está inserida e as questões de políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Deve, portanto, obedecer à dupla perspectiva de ser profissional habilitado/a para exercer funções técnicas em Cinema e Audiovisual, com ênfase na Realização, e ter uma ampla compreensão estética, política, social e cultural de sua atuação, podendo exercer também atividades de pesquisa, crítica ou curadoria de obras audiovisuais, entre outras, em diferentes meios e segmentos de mercado.
Dentre as competências e habilidades esperadas para compor o perfil profissional de egresso/a, estão:
- compreender as diferentes linguagens e proposições estéticas do campo do cinema, do audiovisual e das artes;
- estabelecer diálogos do cinema e audiovisual com outras artes;
- dissertar sobre os conceitos e as teorias formuladas no campo do cinema e do audiovisual;
- relacionar a atuação artística com problemas éticos, sociais, econômicos e culturais, entendendo a sua produção em cinema e audiovisual como parte de um processo político;
- compreender as diversas etapas do processo de criação e produção em cinema e audiovisual;
- ter conhecimento das práticas de realização de obras na área do cinema e do audiovisual;
- trabalhar em equipe, tendo uma visão crítica e inventiva de suas práticas profissionais, com conhecimento das funções e das responsabilidades de cada integrante da equipe;
- planejar e gerenciar os projetos de cinema e audiovisual, tendo a dimensão local e global dos modos de circulação e seus diferentes suportes;
- pensar a inserção da obra em diferentes circuitos, como festivais, mostras, salas de cinema, cineclubes, portais na internet, museus, galerias, emissões televisivas, videotecas, etc.
- gerenciar os projetos de cinema e audiovisual, coordenando atividades de captação de recursos, tais como os editais de fomento, os concursos da área, as linhas de financiamento, etc.
A atuação em realização de cinema e audiovisual está, necessariamente, vinculada à capacidade de produzir pensamento, apreender e formular os problemas teóricos que vêm do embate com as imagens e os sons, dominar as linguagens cinematográficas e audiovisuais, tomar posicionamentos políticos, éticos e estéticos. Nesse sentido, entendemos que as competências de egressos/as do curso de Cinema e Audiovisual são de diversas ordens: éticas, estéticas, políticas, sociais, técnicas, tecnológicas e de gestão.
Para acompanhar a trajetória de egressos/as do Curso, conta-se com o Portal Egressos (egressos.ufc.br), um espaço de coleta e disponibilização de informações sobre pessoas graduadas na universidade. Com essas informações, que falam sobre inserção no mercado de trabalho e dificuldades para isso, podemos avaliar o percurso formativo, as políticas educacionais e o atendimento às demandas da sociedade. Esses dados podem servir também como subsídio para melhorias, orientando ações em relação aos projetos de extensão, ações de formação docente e infraestrutura, entre outros.
No âmbito específico do Curso de Cinema e Audiovisual, as pessoas formadas permanecem em participação constante através de mostras, debates e eventos para os quais são periodicamente convidadas a participar, relatando suas experiências dentro e fora da Academia. Além disso, continuam em comunicação direta com docentes e discentes através de um grupo específico de e-mail e outro nas redes sociais, contribuindo com informações, sugestões e críticas.
Em 2018, através da bolsa PAIP, estudantes iniciaram a produção de um website que irá disponibilizar ao público em geral todas as obras produzidas no curso, contendo informações sobre as mesmas e agregando dados como premiações, exibições, textos críticos, etc, que serão semestralmente atualizadas.