O Curso de Cinema e Audiovisual também leva adiante o compromisso da Universidade Federal do Ceará de compartilhar saberes com a comunidade. Dentre as atividades que envolvem ações de extensão, destacam-se os projetos: Vila das Artes, Cine Refluxos, Mostra PERCURSOS, e Audiovisual no Bom Jardim, entre outros.

Cine Refluxus (Cineclube do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC): O cineclube tem como proposta exibir e debater filmes de relevância histórica e estética da cinematográfica nacional e internacional, buscando no mercado independente alternativas cinematográficas que não entraram no circuito comercial. São contemplados filmes de relevância histórica e cinematográfica nacional e internacional, englobando gêneros, obras autorais e propostas estéticas distintas. Após a exibição, há um debate aberto sobre a obra em questão, com a presença de pessoas convidadas.

O Cine Refluxus foi criado em abril de 2010, nos primeiros meses de atividade do Curso, com a proposta de cativar o público acadêmico e atrair espectadores que apreciam o audiovisual, criando um espaço para exibir, discutir e pensar o cinema como linguagem e todas as suas interações. A proposta do Cine Refluxus é exibir filmes de difícil acesso ao grande público, buscando no mercado independente alternativas cinematográficas que não tenham entrado em circuito comercial. Ao mesmo tempo, são contemplados filmes de relevância histórica e cinematográfica nacional e internacional, englobando gêneros, diretores e propostas estéticas distintas. O Cine Refluxus acontece semanalmente em espaços previamente definidos, priorizando a qualidade de exibição, quando possível. Após a exibição, há um debate aberto, democrático e informal sobre a obra em questão, com a presença de convidados.

Curso de Extensão em Audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim: curso técnico certificado pela Universidade Federal do Ceará, que propõe uma jornada pedagógica que costura pensamento, técnica e prática. Ao vivenciar as diferentes etapas e dimensões da linguagem, estudantes desenvolvem ferramentas para compreensão de todo o processo envolvido na feitura de uma obra audiovisual. Nesse percurso, as pessoas têm amplo contato com a prática cinematográfica e com o pensamento crítico sobre os produtos audiovisuais e suas operações de poder e intervenção no mundo. O curso instrumentaliza, assim, estudantes para a criação e difusão das próprias narrativas.

PERCURSOS: Mostra anual de trabalhos audiovisuais desenvolvidos por estudantes do curso em atividade de disciplina ou por iniciativa própria, com o intuito de potencializar o encontro de jovens realizadores com a sociedade, fortalecendo o debate sobre o que os trabalhos refletem e propõem. A Mostra PERCURSOS é uma ação de docentes e discentes do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da UFC, que tem por objetivo dar visibilidade aos trabalhos cinematográficos e instalativos produzidos pelos alunos do curso, além de estimular o diálogo entre esses jovens artistas e a sociedade civil. A mostra teve início em 2010 e todo ano apresenta publicamente a produção realizada pelas alunas e alunos de nosso curso.

Ruído – Grupo de experimentação audiovisual: um espaço coletivo de realização e debate de processos de criação, canalizando o desejo de filmar para um exercício crítico e consciente a respeito das imagens. Constituiu-se como projeto de extensão em 2021, esperando proporcionar ainda mais trocas entre estudantes dos diferentes cursos do ICA e também integrar uma rede informal de realização que existe na cidade de Fortaleza e região e que ganha espaço – ou procura ocupar um espaço – na internet: produção de conteúdo digital, youtubers, pessoas egressas de oficinas de formação audiovisual, público de espaços culturais da cidade como os CUCAS, o Porto Iracema das Artes, a Vila das Artes, o Centro Cultural Bom Jardim. O projeto busca estimular o desenvolvimento de exercícios e vídeos curtos que possam ser realizados, discutidos e reelaborados pelo grupo. São realizados encontros quinzenais para discutir temas ou roteiros, ler textos, assistir a outros filmes que constituam referências, enquanto parte-se para a realização dos vídeos, que são também vistos, discutidos, reelaborados ou desdobrados em novos projetos. Ruído – Grupo de experimentação audiovisual: um espaço coletivo de realização e debate de processos de criação, canalizando o desejo de filmar para um exercício crítico e consciente a respeito das imagens. Constituiu-se como projeto de extensão em 2021, e busca estimular o desenvolvimento de exercícios e vídeos curtos que possam ser realizados, discutidos e reelaborados pelo grupo. São realizados encontros quinzenais para discutir temas ou roteiros, ler textos, assistir a outros filmes que constituam referências, enquanto parte-se para a realização dos vídeos, que são também vistos, discutidos, reelaborados ou desdobrados em novos projetos.

Vila das Artes: O Curso de Realização em Audiovisual foi criado a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. O intuito do projeto é criar cursos de formação na área do Cinema e do Audiovisual que potencializem processos de criação e abram espaço para o debate e para o pensamento com os diversos circuitos da cidade. Com duração de dois anos, o curso é ministrado através de ateliês de realização, em módulos semanais, que permitem a participação de docentes e profissionais do cinema e do audiovisual de excelência do país.