Realizou pós-doutorado em História do Cinema no centro de pesquisa em História Cultural e Social da Arte (HiCSA) da Universidade Paris 1 – Panthéon Sorbonne (2023). É Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2007), mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e jornalista pela Universidade Federal do Ceará (1995). Também realizou Master em Etudes Cinématographiques et Audiovisuelles na Universidade Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2006). Participou dos juris do Noia e do CineCeará, foi membro de comissões julgadoras do DocTV e do Ceará Cinema e Vídeo. É membro da diretoria do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (2021-2022 e 2023-2024). É professora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará desde 2010, atuando no setor de estudos “Teorias e Estéticas do Cinema e Audiovisual”. As atividades de ensino e pesquisa concentram-se nos seguintes temas: o cinema e o real, o cinema documentário, as teorias do cinema, a análise fílmica, a linguagem do cinema e audiovisual, e as relações entre cinema, sociedade e história.

 

PROJETO DE PESQUISA

Título: Imagens da história: o impeachment da presidenta Dilma Rousseff visto pelo cinema documentário

Resumo: Este projeto propõe um estudo teórico e analítico das relações entre cinema e história, a partir da análise de filmes documentários que foram realizados durante e logo após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016. A pesquisa se interessa particularmente pelo lugar do cinema documentário na escrita de uma história do presente. Para o desenvolvimento da pesquisa estão sendo realizados estudos bibliográficos, especialmente sobre os temas: cinema, cinema documentário, cinema e sociedade, cinema e história e história do presente. Soma-se a pesquisa teórica, o trabalho de análise de filmes de longa-metragem, entre eles: O Muro (2017), de Lula Buarque de Hollanda; O Processo (2018), de Maria Augusta Ramos; Excelentíssimos (2018), Douglas Duarte; Democracia em Vertigem (2019), de Petra Costa; Não Vai Ter Golpe! (2019), de Alexandre Santos e Fred Rauh; e Alvorada (2021), de Anna Muylaert e Lô Politi. A pesquisa teve início em 2022, no Centre d’étude et de recherches em Histoire et esthétique du cinéma – CERHEC, na Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, sob a supervisão da professora Sylvie Lindeperg.

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