Sobre o curso

Histórico do curso

O surgimento do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual foi uma iniciativa da reitoria da Universidade Federal do Ceará, articulada pelo antigo Departamento de Comunicação Social, que tomou para si a tarefa de dar consequência a uma proposta que se expressava como uma reivindicação de diversos setores da sociedade civil e, em especial, da comunidade acadêmica e dos segmentos organizados em torno das práticas e do pensamento do audiovisual e do cinema.

Há um quadro de significativa importância em relação aos movimentos da sociedade para formação e produção na área do cinema e do audiovisual. Surgiram nos últimos anos em torno de dez organizações não-governamentais que trabalham de forma regular na área do audiovisual, tais como: Encine, Fabrica de Imagens, Alpendre, Acartes, Aldeia, Edisca, Instituto da Cidade, Cepema, Amanda e a CUFA. Boa parte da produção dessas organizações vem sendo absorvida pelas televisões públicas, como a TV Ceará, a TV Assembléia e a TV Câmara. Outra parte deságua nos festivais, que são hoje centenas no Brasil e milhares no mundo. Apenas para tomar uma referência local, temos o Cine Ceará (1a. edição 1991), um projeto da Universidade Federal do Ceará; o Nóia, festival universitário (1a. edição 2002); o For Rainbow, da diversidade sexual (1a. edição 2007); a mostra PERCURSOS (1a. edição 2011).

Em Fortaleza, ao longo dos últimos quinze anos, têm sido frequentes as tentativas de atender a uma demanda de formação, mas apenas com cursos de extensão ou de formação básica, embora nem sempre regular. A Casa Amarela, da Universidade Federal do Ceará, é a única instituição que mantém, desde 1971, cursos de curta duração, na área do audiovisual. Houve a experiência de formação com o Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, com cursos básicos e colégios com dois anos de duração, e que foi desativado no governo Lúcio Alcântara (2002-2006). Em 2006, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a UFC, através do Departamento de Comunicação Social, criou o “Curso de Realização em Audiovisual” (Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes), com duração de dois anos, dando os primeiros passos no sentido de criar a graduação. Dois anos depois, a UFC implementou o “Curso de Especialização em Audiovisual para Meios Eletrônicos”. No mesmo ano, com o início das atividades do Curso de Bacharelado em Audiovisual e Novas Mídias da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Curso de Mestrado em Comunicação da UFC, tendo como uma de suas duas linhas Fotografia e Audiovisual, os estudos do campo do cinema e audiovisual encontraram um lugar mais estável para o desenvolvimento da reflexão e do fazer. A abertura do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFC, com o ingresso da primeira turma em 2010, veio ampliar esses lugares integrando uma maneira particular de pensar e fazer cinema e audiovisual, baseada na concepção do realizador criador, sujeito capaz de manusear as técnicas de sua área e de refletir sobre suas práticas.