Sobre o curso

Competências e habilidades

A realização em cinema e audiovisual exige uma série de habilidades e competências: capacidade para desenvolver projetos, escrever roteiros, dirigir sets de filmagens, desenvolver um pensamento de montagem em cinema e nos diversos formatos audiovisuais, estabelecer relações entre cinema e arte contemporânea. Além disso, exige também uma articulação entre a formação técnica e o pensamento estético nas áreas de som, fotografia, montagem, roteiro, interfaces interativas, entre outras.

 

A atuação do realizador em cinema e audiovisual está, necessariamente, vinculada a sua capacidade de produzir pensamento, apreender e formular os problemas teóricos que vêm do embate com as imagens e os sons, dominar as linguagens cinematográficas e audiovisuais, tomar posicionamentos políticos, éticos e estéticos. Igualmente, é necessário ao realizador em cinema e audiovisual ter competência e habilidade para trabalhar em equipe, tendo uma visão crítica e inventiva de sua prática profissional.

 

Nesse sentido, entendemos que as competências dos egressos do curso de Cinema e Audiovisual são de diversas ordens: éticas, estéticas, políticas, sociais, técnicas, tecnológicas e de gestão.

 

Competências do realizador de cinema e audiovisual

  • Conhecer os conceitos e as teorias formuladas no campo do cinema e do audiovisual;
  • Compreender as diferentes linguagens e proposições estéticas do campo do cinema, do audiovisual e das artes;
  • Estabelecer diálogos com as outras artes, tais como as artes cênicas, as artes visuais, a literatura, a música, o circo, as manifestações da cultura popular;
  • Relacionar a atuação artística com problemas éticos, sociais, econômicos e culturais, entendendo a sua produção como parte de um processo político;
  • Compreender as diversas etapas do processo de criação em cinema e audiovisual;
  • Planejar e gerenciar os projetos de cinema e audiovisual, tendo a dimensão local e global dos modos de circulação e seus diferentes suportes;
  • Pensar a inserção da obra em diferentes circuitos, como festivais, mostras, salas de cinema, cineclubes, portais na internet, museus, galerias, emissões televisivas, videotecas, etc.
  • Gerenciar os projetos de cinema e audiovisual, coordenando atividades de captação de recursos, tais como os editais de fomento, os concursos da área, as linhas de financiamento, etc.